Censo Turismo 2025 mostra avanço do empreendedorismo e da governança em Minas
O crescimento do empreendedorismo e da adesão ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) é um dos destaques do Censo Turismo 2025, realizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG).
A pesquisa ouviu 750 municípios e apresenta um panorama atualizado das políticas públicas, investimentos, ações de promoção, sustentabilidade e monitoramento do turismo no Estado.
O levantamento mostra que 70,4% dos municípios afirmam realizar ações de fomento: um salto de 62% em relação a 2023. As ações de incentivo ao Cadastur também cresceram, chegando a 78,9% dos municípios, com forte presença de contatos telefônicos, visitas e comunicados on-line.
Além disso, a nova edição confirma o fortalecimento da governança municipal, a ampliação de práticas sustentáveis e o aumento de projetos financiados pelos governos estadual e federal.
De acordo com o estudo, 96,1% dos municípios possuem lei municipal de turismo; 93,9% têm plano municipal de turismo, com o mesmo percentual afirmando possuir ações em execução; e 97,2% contam com fundo municipal de turismo (Fumtur).
Entre os principais usos do Fumtur, destacam-se: realização de eventos (585 municípios), ações de marketing turístico (400), contratações especializadas (297), obras de infraestrutura (212) e sinalização turística (184). Houve também progresso no planejamento urbano: embora 45,2% tenham plano diretor, 89,1% deles já incluem diretrizes específicas de turismo.
A participação social também está fortalecida: 95,7% possuem conselho municipal de turismo e 81,5% promovem políticas que envolvem os moradores no desenvolvimento turístico.
“Os municípios avançaram de forma consistente na governança, na sustentabilidade e na promoção dos seus destinos. Os números mostram que o trabalho integrado entre Estado, prefeituras e instâncias de governança regionais está rendendo frutos concretos e confirmam que Minas está construindo um turismo mais estruturado, responsável e conectado às vocações de cada território”, avalia a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega.
Captação de recursos
O censo aponta expansão significativa de projetos financiados. De 2023 para 2025, houve aumento de 63,9% de projetos que utilizaram recursos do governo estadual e de 7,6% pelo governo federal. Além disso, 26,5% dos municípios realizam projetos em parceria com a iniciativa privada. As principais iniciativas incluem infraestrutura turística, promoção de destinos e eventos geradores de fluxo.
O levantamento mostra que a comunicação digital é quase universal: 97,1% dos municípios têm site ou redes sociais. O Instagram lidera como principal ferramenta (689), seguido do site institucional (578). Outros avanços incluem: 72,2% possuem banco de imagens; 58,5% têm material promocional impresso; 80% realizam ações vinculadas ao portal Minas Gerais.
A comercialização por agências receptivas também chega a 24,2%, crescimento de quase 20% em relação a 2023.
A pesquisa também mostra que 63,6% dos municípios implementam práticas sustentáveis; 79,5% percebem aumento do interesse por viagens responsáveis; e 81,6% disseram que acreditam que turistas estão dispostos a pagar mais por serviços sustentáveis.
Ainda que haja avanço, o monitoramento segue como uma das principais lacunas: apenas 12,9% têm sistema de acompanhamento das ações de turismo; 30,3% monitoram indicadores do setor.
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