COTAÇÃO DE 26/10/2021

DÓLAR COMERCIAL

COMPRA: R$5,6270

VENDA: R$5,6270

DÓLAR TURISMO

COMPRA: R$5,6730

VENDA: R$5,8030

EURO

COMPRA: R$6,6420

VENDA: R$6,6450

OURO NY

U$1.792,47

OURO BM&F (g)

R$327,87 (g)

BOVESPA

-1,34

POUPANÇA

0,3575%

OFERECIMENTO

INFORMAÇÕES DO DOLAR

livre Negócios Negócios-destaque

CEOs indicam livros para a quarentena

COMPARTILHE

Crédito: Freepik

Diante da pandemia do Covid-19 e do crescente isolamento social, mais do que nunca a leitura se mostra uma grande aliada para a saúde mental e para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas.

Aproveitando esse momento, 19 CEOs de startups brasileiras indicam obras que foram essenciais para que empreendessem e alcançassem o sucesso. Confira:

PUBLICIDADE

Eduardo Canova – CEO da Leoa (leoa.com.br)
Antifrágil – Coisas que se beneficiam com o caos: Nassim Taleb
Em Antifrágil, Taleb proclama a incerteza como algo desejável, e até necessário, além de propor que construamos mais coisas resistentes ao imponderável, estabelecendo o conceito do antifrágil. Na obra, o autor engloba análises sobre inovações e melhorias feitas a partir de tentativa e erro.

Isaac Paes – CEO do OiMenu (oimenu.com.br)
Gerenciamento Quântico: Charlotte Shelton
Um nova ótica sobre a gestão, que mistura o lado quântico da vida nos negócios e nos faz dar mais valor sobre nossa intuição e emoções.

Sergio Furio – CEO da Creditas (creditas.com)
Blitzscaling: Chris Yeh e Reid Hoffman
O livro, escrito por Chris Yeh e Reid Hoffman, contém um conjunto de técnicas para aumentar a escala de um empreendimento a um ritmo vertiginoso: o blitzscalling.

Ubiraci Mercês – CEO da Sanar (sanarmed.com)
The Innovator’s Solution: Clayton Christensen
Em The Innovator’s Solution, Christensen e o coautor, Michael E. Raynor, ajudam as empresas a entender como se tornarem disruptivas. Citando pesquisas e teorias aprofundadas e testadas em centenas de empresas de vários setores, os autores identificam os processos que criam inovação bem-sucedida e mostram aos gerentes como adaptar suas estratégias às mudanças de um mundo dinâmico.

Ingrid Barth – CEO do Linker (linker.com.br)
Rápido e devagar – Duas formas de pensar: Daniel Kahneman
No livro Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar, Daniel Kahneman nos leva a uma turnê pela mente e explica os dois sistemas que dirigem a maneira como pensamos. O sistema 1 é rápido, intuitivo e emocional; O sistema 2 é mais lento, deliberativo e lógico.

Alvaro Nunes – CEO da Karavel (karavel.trade)
Nada Easy: Tallis Gomes
Neste livro, Tallis Gomes apresenta o passo a passo das etapas de como combinou gestão, inovação e criatividade para validar de forma correta a sua ideia, abrir seu empreendimento e fazê-lo crescer, sem desperdiçar tempo e recurso. Nestas páginas, você conhecerá a realidade de quem tenta fazer com que uma startup dê certo no Brasil. Tirar uma ideia do papel é uma arte.

Ana Paula Pisaneschi – CEO do Uffa.com.vc
Essencialismo – A disciplinada busca por menos: Greg Mckeown
Nesta obra, Mckeown explica como o essencialismo é mais do que uma estratégia de gestão de tempo ou uma técnica de produtividade. Trata-se de um método para identificar o que é vital e eliminar todo o resto, para que possamos dar a maior contribuição possível àquilo que realmente importa.

Gabriel Senra – CEO da Linte (linte.com.br)
The Hard Things about Hard Things: Ben Horowitz
Ben Horowitz, cofundador da Andreessen Horowitz e um dos empresários mais respeitados e experientes do Vale do Silício, compartilha neste livro conselhos essenciais sobre como criar e administrar uma startup.

Marcelo Kogut – CMO do Mycon (mycon.com.br)
Isso é Marketing – Para ser visto é preciso aprender a enxergar: Seth Godin
Seth Godin inspirou milhares de empresários, líderes e fãs de todas esferas sociais. Agora, pela primeira vez, ele oferece uma visão do núcleo de sua sabedoria de marketing em um pacote acessível e atemporal. No centro da sua abordagem está uma grande ideia: grandes profissionais de marketing não usam os consumidores para resolver o problema da empresa.

Bernardo Schucman – CEO da FastBlock (fastblockmining.com)
As 48 leis do poder: Robert Greene
O que fazer para ser promovido? Como neutralizar quem vive tentando ‘puxar o seu tapete’? Em ‘As 48 leis do poder’, Robert Greene oferece o “caminho das pedras” e cita casos de sucesso e de fracasso revelados à luz de suas regras. Para ilustrar o que diz, Greene recorre a fábulas e a episódios reais da História, usando e abusando de citações. O leitor se embrenha pela cartilha através de estrategistas como Clausewitz e Sun-Tsu, estadistas como Bismarck, sedutores como Casanova, filósofos como Nietzsche, escritores como Balzac e, claro, diplomatas como Maquiavel.

Rodrigo Amato – CEO da M2M (mark2market.com.br)
O lado difícil das situações difíceis: Ben Horowitz
Em ‘O lado difícil das situações difíceis’, Ben Horowitz, um dos empreendedores mais respeitados do Vale do Silício, conta a história de como ele mesmo fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia, oferecendo conselhos essenciais para ajudar os empreendedores a resolver os problemas mais difíceis – aqueles de que as faculdades de administração não tratam.

Fernando Franco – CEO da Provi (provi.com.br)
Satisfação Garantida: Tony Hsieh
Neste livro, o autor mostra como mudou seus negócios apostando em uma nova cultura corporativa como prioridade, defendendo que o atendimento ao consumidor é de responsabilidade de toda a empresa e não apenas de um departamento.

Patrick Burnett – CEO do Inovebanco (inovebanco.com.br)
Livre para Voar: Fábio Teruel
Entre os mais vendidos da Amazon e diversos outros rankings importantes, o livro conta com histórias inspiradoras de nomes conhecidos, como Thomas Edison e Franklin Delano Roosevelt, além de anônimos que viram suas vidas transformadas pela redescoberta de si.  O livro nos ajuda a trabalhar a mente, transformando o medo em força e esperança, usando a resiliência em nosso favor e a favor da empresa no dia a dia.

Ythalo Silva – CEO da Home Hero (homehero.com.br)
Só os paranoicos sobrevivem: Andrew S. Grove
Sob a liderança de Andy Grove, a Intel se tornou a maior fabricante de chips do mundo. Nesta publicação, o CEO e fundador da empresa compartilha suas estratégias de sucesso, revelando como identificar e explorar os principais momentos de mudança em qualquer setor que podem resultar em falhas drásticas ou enorme sucesso.

Ricardo Almeida – CEO do Clube de Autores (clubedeautores.com.br)
Meaningful Marketing: Marcelo Tripoli
A obra propõe uma nova forma de atuação para as marcas, criando um plano prático para executivos e estudantes. O mundo digital está obrigando o manual do marketing ser reescrito, e neste contexto as marcas devem se conectar com os consumidores não mais por interrupção, mas pelos valores que geram nas vidas das pessoas.

Bruno Sayão – CEO da IOUU (iouu.com.br)
Receita Previsível: Aaron Ross e Marylou Tyler
Receita Previsível é uma provocação a empresas, gestores, empreendedores e todos aqueles que lidam com vendas, para que saiam da posição de vítimas passivas da demanda de mercado e passem a protagonistas dos resultados. De forma objetiva e com cases reais implantados pelos próprios autores, você vai aprender, passo a passo, como colocar em prática o processo de vendas outbound, que levou a Salesforce.com e a HyperQuality, dentre outras, a aumentarem em mais de 300% suas receitas e a obterem milhões de dólares em receitas futuras.

Cássio Bariani – CEO da SmartBrain (smartbrain.com.br)
Fora da Curva 2: Florian Bartunek, Pierre Moreau e Giuliana Napolitano
O livro conta as trajetórias de empreendedores, investidores e gestores de fundos. Esta edição tem o prefácio do empresário Jorge Paulo Lemann e traz as histórias de gestores como Márcio Appel, Ricardo Vinhaes, Mauricio Bittencourt e Henrique Bredda e também de Guilherme Benchimol, fundador da XP, entre outras.

João Alkmim – CEO da Vitta (vitta.com.br)
The Outsiders – Oito CEOs não convencionais e seu modelo radicalmente racional para o sucesso: Will Thorndike
Neste livro refrescante e contraintuitivo, o autor Will Thorndike traz a sabedoria analítica de uma carreira de sucesso em investimentos, avaliando de perto o desempenho das empresas e de seus líderes. Você encontrará oito CEOs individualistas cujos retornos médios das empresas superaram o S&P 500 por um fator de vinte – em outras palavras, um investimento de US $ 10.000 com cada um desses CEOs, em média, valeria mais de US $ 1,5 milhão, vinte e cinco anos depois.

João Canhada – CEO da Foxbit (foxbit.com.br)
Sonho Grande: Cristiane Correa
Warren Buffett, Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira ergueram, em pouco mais de quatro décadas, o maior império da história do capitalismo brasileiro e ganharam uma projeção sem precedentes no cenário mundial. Nos últimos cinco anos, eles compraram nada menos que três marcas americanas conhecidas globalmente: Budweiser, Burger King e Heinz. A fórmula de gestão que desenvolveram, seguida com fervor por seus funcionários, se baseia em meritocracia, simplicidade e busca incessante por redução de custos. Uma cultura tão eficiente quanto implacável, em que não há espaço para o desempenho medíocre. Por outro lado, quem traz resultados excepcionais tem a chance de se tornar sócio de suas companhias e fazer fortuna. Sonho grande é o relato detalhado dos bastidores da trajetória desses empresários desde a fundação do banco Garantia, nos anos 70, até os dias de hoje.

Ao comentar você concorda com os Termos de Uso. Os comentários não representam a opinião do portal Diário do Comércio. A responsabilidade sob qualquer informação divulgada é do autor da mensagem.

COMPARTILHE

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece no cenário economico do Estado

OUTROS CONTEÚDOS

PRODUZIDO EM

MINAS GERAIS

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Comunicar erro

Identificou algo e gostaria de compartilhar com a nossa equipe?
Utilize o formulário abaixo!