Negócios

Cervejaria mineira Vinil recebe investimentos de R$ 1 milhão

Marca está em operação desde 2013 no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima
Cervejaria mineira Vinil recebe investimentos de R$ 1 milhão
Lanna: a Vinil vem crescendo entre 10% e 15% ao mês durante 2024 | Crédito: Divulgação Vinil

As cervejarias artesanais têm conquistado não apenas espaço no mercado como o gosto dos brasileiros mais seletivos. Segundo a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), o Brasil é o terceiro maior produtor da bebida do mundo. As cervejarias locais e regionais independentes, representadas pela entidade, já respondem por cerca de 1,5% do mercado.

Se comparada às grandes cervejarias, a quantidade da produção artesanal, obviamente, ainda é pouco representativa, mas esse segmento segue em expansão. O número de estabelecimentos produtores de cerveja registrados no Brasil em 2023 chegou a 1.847, um crescimento de 6,8% em relação ao ano anterior. Houve ainda um aumento de 18,6% no volume de cerveja exportada, alcançando um recorde de 232 milhões de litros.

Surfando nesses números promissores do mercado, empresas do segmento também registram um crescimento proeminente, além de traçarem planos de expansão. É o caso da Cervejaria Vinil, em operação desde 2013 no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo o empresário Alfredo Lanna, diretor do Grupo Mansarda, holding que detém o controle majoritário da companhia, a Vinil vem crescendo entre 10% e 15% ao mês durante 2024. A expectativa é manter esses índices para 2025. “Acredito que esse cenário se deve, principalmente, à entrada do grupo na sociedade, em 2023, o que possibilitou a presença da marca em grandes eventos para públicos de 10 mil a 15 mil pessoas, como o Vijazz & Blues Festival, em Viçosa, o Rango de Rua, em Varginha, e o Festival Verbo Gentileza, em BH”, destaca acrescentando que o Mansarda compreende ainda outros negócios na área de alimentação na capital mineira: o restaurante Babel, Panorama Pizzaria, Botequim Sapucaí, bar Tabaiares, Casa Matriz e a gelateria italiana Zeferino.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Ainda de acordo com Lanna, as próprias casas do grupo Mansarda servem como vitrine e ponto de distribuição da marca, o que corrobora para sua visibilidade. “Temos trabalhado bastante as regiões centrais de BH e Grande Belo Horizonte não só para atender os bares como delivery e eventos”, completa o executivo acrescentando que os rótulos da Vinil estão em cerca de 70 a 80 pontos de venda nessas localidades. Já a produção é estimada em 20 mil litros/mês, com capacidade para chegar a 100 mil. “Desde que o grupo Mansarda assumiu o controle majoritário da Vinil, ela tem recebido investimentos de aproximadamente R$ 1 milhão, que englobam também compra de novos maquinários”, reforça.

Expansão planejada

Com estilos que variam entre a Pilsen, Session Ipa, Ipa, Double Ipa e a Stout – esta última premiada em Blumenau (SC) – além da sazonal Double NEIPA Pitaia, feita exclusivamente para o Festival Verbo Gentileza, em Belo Horizonte, as cervejas da Vinil, conforme aponta Alfredo, têm como o maior diferencial a produção marcada pela confiabilidade e excelência. “Não usamos extrato, mas os próprios grãos e lúpulos. Em nosso processo de moagem, priorizamos os grãos integrais para fazer o malte. Respeitamos ainda o tempo de maturação da cerveja. Isso corrobora para uma qualidade superior do produto”, diz.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas