Cervejaria do Sul de Minas expande para Belo Horizonte

Produzir e servir as próprias cervejas, proporcionando experiências diferenciadas. Esta é a proposta da terceira unidade própria da Cervejaria Rural 3 Orelhas, empresa criada em 2017, em Gonçalves, no Sul de Minas. O empreendimento, inaugurado no Mercado de Origem, no bairro Olhos D’água, região Centro-Sul de Belo Horizonte, é o primeiro em capitais e caracteriza-se como um brewpub, ou seja, uma pequena cervejaria que funciona em um local onde também há uma cozinha própria.
Além da sede fabril e o bar na cidade do Sul de Minas, a cervejaria também possui um negócio próprio na cidade de Campinas, em São Paulo. Dessa forma, é a primeira vez que eles encaram uma grande metrópole. Quem conta é o proprietário do empreendimento, Bruno Faria, que se mudou com a família para Belo Horizonte, para encarar “a nova jornada” que a cervejaria passa.
“A casa que montamos em BH tem propostas diferentes da sede e diferente da de Campinas. No Sul de Minas, somos focados na distribuição. Em Campinas, não temos produção, em BH teremos a produção, a distribuição e a venda direta”, explica.
Bruno Faria conta que conheceu a proposta do Mercado de Origem em um evento do Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral de Minas Gerais (Sindibebidas) e se identificou com a ideia do Mercado que é oferecer o produto direto do produtor para o consumidor final. “A gente brinca que estamos levando a Serra da Mantiqueira para a Capital”, diz Faria. Em Gonçalves, a cervejaria é uma atração turística conceituada e reconhecida, com uma bela vista da natureza. Em BH, parte deste cenário é reproduzida, já que o espaço também conta com visual deslumbrante e um belo pôr do sol.
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A cervejaria ocupa no Mercado um espaço de 400 metros quadrados, com capacidade para receber 130 clientes. A fábrica tem capacidade de produzir 2 mil litros de cerveja por mês, com possibilidades de expansão. Conta com uma cozinha bibloco de 500 litros e quatro tanques de 500 litros. “Nenhum produto nosso é pasteurizado, vendemos tudo fresquinho assim como a proposta do mercado”, defende Bruno Faria que além de engenheiro químico é mestre cervejeiro com formações no exterior.
Ao trazer a marca para Belo Horizonte, a intenção do empresário é conectar diretamente com os clientes, fomentar o turismo e a marca. “Temos 15 rótulos próprios, cervejas de abóbora, de frutas vermelhas, de cenoura. Queremos propiciar, além da qualidade, experiências, mostrar a que viemos, e que temos propósitos”, comenta.
A cervejaria é uma das lojas consideradas âncoras do mercado, que tem como propósito, também, distribuir os próprios produtos no amplo mercado de bares da capital mineira.
Nome da marca é inspirado nas origens
O nome da empresa nada mais é que parte do nome do bairro onde a cervejaria surgiu. O bairro é São Sebastião das 3 Orelhas, na cidade de Gonçalves. Com características rurais, a fábrica foi criada ao pé da Serra da Mantiqueira e o sítio da família, palco das primeiras experimentações da empresa há cerca de dez anos.
Minas possui mais 376 cervejarias registradas
A expansão da cervejaria 3 Orelhas surfa na onda do setor no Estado. Minas Gerais ocupa o terceiro lugar no ranking das unidades da federação com maior quantidade de cervejarias (indústrias) registradas do País. De acordo com levantamento do Sebrae Minas, feito com base nos dados da Receita Federal, até o dia 1º de dezembro de 2023, o número de empresas ativas fabricantes de cerveja e chopp em Minas somavam 376, sendo 330 delas configuradas como pequenos negócios (micro e pequena empresa + microempreendedor individual).
O levantamento mostra que só na Capital são 57, e em Nova Lima, 28. “São cervejarias de vários tamanhos. Desde micro que abastece aquele município ou região onde atua, quanto de grande porte onde cervejas são produzidas também para serem comercializadas em outros estados”, destaca o superintendente do Sindibebidas, Cristiano Lamego.
Lamego ressalta ainda que grande parte do faturamento do setor de bares e restaurantes depende mais de 50% da comercialização de bebidas. Uma fatia de mercado que a 3 Orelhas também está atenta. Nas três unidades que possuem, a cervejaria possui uma loja que comercializa não só as próprias cervejas, mas vende souvenir para o consumidor. “Temos canecas, presentes, tudo com a nossa marca própria”, comenta Bruno Faria, proprietário da cervejaria.
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