Cervejaria Uaimií encerra operação para estreitar parcerias com negócios

A cervejaria Uaimií, com produção na região Central de Minas Gerais, precisou recuar na operação em Belo Horizonte para avançar e ampliar o alcance da marca. No último dia 6 foram encerradas as operações do “Uaimií Brew Pub” no bairro Sion, após dez anos de atividade, sinalizando a mudança de estratégia do negócio.
Segundo a sócio-proprietária do estabelecimento, Flávia Paiva, a partir de agora, a empresa vai se dedicar à produção de cervejas, além de parcerias com negócios locais. “Hoje um bar próprio demanda muita energia e alguns bares podem ver isso como concorrência. Além disso, é uma tendência que as cervejarias não tenham um bar próprio e sim diversos pontos de venda.”, destaca.
A iniciativa, segundo ela, permitirá que outros negócios possam ter a Uaimií como cerveja exclusiva, ampliando a capilaridade da marca em terras mineiras. Hoje, além de Belo Horizonte, a empresa está presente em cidades como Itabirito, Ouro Preto, São João Del Rei, Tiradentes, Pedro Leopoldo e Divinópolis.
Nos últimos dois anos, a empresa vem retomando os resultados pré-pandemia e projeta crescer 30% em 2024. “Com isso estamos estudando para o ano que vem uma ampliação da fábrica para aumentar nossa produção, que hoje é de 20 mil litros por mês”, revela Flávia Paiva.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".

Completando dez anos em 2024, a Uaimií prepara novidades e destaca o desejo de ampliar possibilidades, como a estreia de novos rótulos e maior foco em eventos no espaço da fábrica. “A cervejaria em Minas Gerais fica dentro de uma fazenda de flores e a nossa ideia é nos aproximar cada vez mais do consumidor”, ressalta.
Para que isso aconteça, a empresa vai ampliar o número de visitações no local e promover passeios turísticos nas proximidades. Outro ponto destacado é o desejo de aumentar o número de eventos realizados, como festas corporativas, casamento e salas para degustação.
Cervejaria foca em collabs e parcerias com negócios locais

Foco principal do negócio, as parcerias colaborativas (ou collabs), são uma importante ferramenta de crescimento para todas as partes envolvidas. “A gente se ajuda, troca informações e compramos em conjunto para adquirirmos insumos mais baratos”, acrescenta Flávia Paiva.
Atualmente, a Uaimií possui importantes parcerias, como a Cervejaria Kud, Prússia, Ouropretana, Caraça e Forja. A última, inclusive, rendeu uma releitura de uma receita medieval de cerveja elaborada pelo desenvolvedor de bebidas Daniel Gontijo.
Além dos negócios físicos, a cervejaria também vem fazendo sucesso em modelos itinerantes. É o caso do empreendedor Alberto Loureiro, que comercializa cervejas através da Kombi “Pela estrada a fora”.
O empreendedor, que já possuiu estabelecimentos físicos, hoje prefere se deslocar para eventos privados como exposições de carros, festa junina e casamentos. Apesar de trabalhar com outras cervejas, a Uaimií é uma das marcas com maior demanda dos clientes.
“O produto é um sucesso e aceitação do público para o mercado de cerveja artesanal vem crescendo muito”, afirma.
Ouça a rádio de Minas