Negócios

Chef inglês inaugura o Grace’s Cozinha em Belo Horizonte

Restaurante está localizado na rua Bernardo Guimarães, 2044, no bairro de Lourdes, região Centro-Sul da Capital
Chef inglês inaugura o Grace’s Cozinha em Belo Horizonte
Uma das receitas oferecidas no menu é o Porco moura maturado - Graces | Crédito: Victor Schwaner

Inaugurou em Belo Horizonte o Grace’s Cozinha, do chef inglês Yousef Nayla. Com uma proposta culinária inovadora, o restaurante produz receitas que resultam numa fusão de sabores internacionais e influências mineiras. A casa, aliás, localizada no bairro de Lourdes, região Centro-Sul da capital mineira, traz insumos de alta qualidade, técnicas refinadas e apresentações que valorizam a beleza natural dos ingredientes.

Para quem se interessar em conhecer o estabelecimento, vai encontrar um cardápio recheado de pratos guiados pela culinária de fogo, utilizando lenha e carvão, além de técnicas de fermentação. Vale dizer que os cardápios sazonais são trocados periodicamente para aproveitar os melhores ingredientes da estação, proporcionando uma experiência saborosa a cada visita.

Dividido em categorias como “Pequenas mordidas”, “Pratos menores”, “Pratos maiores” e “Postre”, o restaurante oferece opções compartilháveis. Essas opções são inspiradas no estilo de cozinha de Londres, que permitem aos clientes explorarem diferentes sabores.

Um toque mineiro ao menu

No cardápio, destacam-se pratos como o pão de queijo com requeijão da casa, truta defumada e picles de pepino, croquetes de queijo e cogumelos defumados com ketchup de pimentão, e chuchu fermentado na brasa com salsa crioula e corutos.

O chef Yousef Nayla ressalta que, apesar dos ingredientes humildes, cada prato passa por elaborações complexas, que envolvem fermentações, marinadas e técnicas demoradas para criar níveis surpreendentes de sabor. A proposta é a mesma para os drinks.

O menu é recheado de pratos guiados pela culinária de fogo, utilizando lenha e carvão, além de técnicas de fermentação | Crédito: Victor Schwaner

“Os drinks permitem uma forma de aproveitamento integral de vários insumos usados no restaurante. Fazemos um xarope de tangerina aproveitando as cascas das frutas que usamos no menu, por exemplo. Os talos de cenoura se tornam um xarope muito parecido com o mel. Em uma técnica inspirada no falso mel feito de salsa, na Inglaterra, em plena Segunda Guerra Mundial”, conta o chef.

Além da gastronomia, o Grace’s Cozinha também oferece uma seleção de coquetéis autorais, desenvolvidos pelo chef com infusões e xaropes próprios. Os drinks, aliás, são elaborados de forma sustentável, aproveitando integralmente os insumos utilizados no restaurante.

Entre as opções, o “Graciana”, uma interpretação da Caipirinha com cachaça infundida na casa, rapadura e limão-cravo. Já o “Sunset” é feito com vodka, Campari, tangerina, hortelã e limão.

O Grace’s Cozinha é resultado da formação do chef na renomada escola de culinária Le Cordon Bleu London e da sua experiência em restaurantes premiados na Inglaterra. Yousef Nayla, que cresceu em uma churrascaria brasileira em Londres, decidiu trazer seu restaurante próprio para o Brasil, importando influências europeias e homenageando sua avó com o nome Grace’s.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas