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Chef N´Boss lança produtos que enaltecem a culinária mineira

A Chef N´Boss, empresa mineira produtora de molhos e temperos, usa condimentos de várias partes do mundo. Tem a salsa argentina, o chutney indiano, a pimenta vermelha temperada ao estilo tailandês, o molho picante baseado nas buffalo wings american e outros. Agora, duas novidades prestes a sair do forno vão realçar a mineiridade da marca. São os molhos à base de goiabada caipira e outro de café arábica artesanal. Os dois juntam-se ao barbecue mineiro (com pimenta biquinho e cachaça curtida em barril de carvalho, lançado em 2015) para formar o tripé de molhos genuinamente mineiros. “Fazemos molho do mundo inteiro, mas estamos resgatando a nossa origem com uma linha só com produtos da terrinha”, informa uma das sócias, Carol Boss.

Os molhos da Chef N´Boss, segundo a autodefinição, foram criados para “reinventar receitas e criar produtos inusitados, fugir da mesmice na cozinha e proporcionar mais sabor à vida”. E eles conseguiram, muito graças ao apoio do Sebrae Minas, de quem buscaram apoio após a criação da empresa, em 2014. A partir dali o Sebrae Minas, por meio de consultorias especializadas, em uma junção dos programas Origem Minas e Sebrae Minas Design, contribuiu decisivamente para a criação da marca e embalagens, definição de origem, site & e-commerce, boas práticas e acesso a feiras.

Após vincular-se ao Sebrae, a Chef N´Boss experimentou um salto, não apenas de qualidade, mas também econômico. Passou de 490 unidades para as atuais 12.000, com previsão de chegar a 16.000 até o final do ano. O molho barbecue virou um sucesso mundial e, claro, caiu no gosto do brasileiro também. “Porém, nenhum outro no Brasil traz a brasilidade e mineiridade que nossa linha de barbecue”, diz Carol Boss. Os molhos são criados pelo chef Kiki Ferrari, cujas receitas unem os melhores insumos da clássica culinária mineira. E até as embalagens são inovadoras: garrafinhas de 160 ml, tipo àquelas de whisky.

Os barbecues mineiros sairão em embalagens de plástico reciclável de 240ml.

A empresa surgiu a partir de um desejo pessoal de Carol Boss por alimentos que fossem mais “molhados” e com mais sabor. “Não se achava nas gôndolas um molho de verdade, com sabor do ´feito em casa´ e se a gente quisesse algo diferente, tinha que preparar em casa”, conta. Em 2014, ela conheceu o chef Ferrari e o convenceu a criar receitas de molhos para se ter em casa. Para transformar a ideia em negócio, chamaram outra amiga que já era empreendedora, Adriana Horst, que assumiu a parte administrativa. Nascia a Chef N´Boss, sempre apoiada pelo Sebrae. “Procuramos o Sebrae bem no início da empresa, já em busca de soluções para embalagem, layout e rótulos. E nunca deixamos de procurá-lo ao longo dos anos, sempre em busca de soluções”, revela.

O futuro é saboroso, acreditam os três sócios e os 18 empregados (oito diretos e 10 indiretos) da fábrica, situada em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte. “Não há nada no mercado igual ao que fazemos”, garante Carol Boss, que acrescenta: “A vida está cheia de oportunidades e buscamos sempre nos desenvolver para alcançá-las, mas sabemos que a trajetória para crescer não é fácil e precisamos de parceiros para nos ajudar a superar as limitações. Felizmente, temos uma parceria muito forte com o Sebrae e seu projeto Origem Minas, que sempre possibilitou o nosso crescimento por meio de feiras, consultores, palestras e outras atividades. Isso é essencial para uma pequena indústria como a nossa”.

A irreverência em criar produtos originais, da receita à embalagem, e o cuidado de não copiar receitas, e sim criá-las e experimentá-las, formam o grande diferencial, a marca exclusiva da Chef N´Boss, uma empresa eminentemente mineira, com produtos meticulosamente estudados que agradam os gostos mais exigentes. “Não queremos copiar receitas.

Queremos deixar a alquimia da gastronomia nos mostrar que existem várias combinações únicas e que é isso que vale a pena na experiência de se alimentar”, resume Carol Boss.

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