Negócios

Mineira Chico Rei lança collab com Atlético e reforça presença da marca no futebol

Além dessa colaboração a marca mineira de moda acessível planeja encerra o próximo ano com 15 parcerias com times de futebol no Brasil
Mineira Chico Rei lança collab com Atlético e reforça presença da marca no futebol
Foto: Divulgação Chico Rei

A mineira Chico Rei acaba de lançar uma linha com 16 produtos via collab com o Clube Atlético Mineiro. Essa é a quinta parceria firmada pela marca de moda acessível com um time de futebol, sendo a primeira envolvendo uma equipe de Minas Gerais. A empresa ainda deverá ampliar esse portfólio com mais seis clubes brasileiros.

O diretor de marketing da Chico Rei, Vitor Vizeu, ressalta que trabalhar com um clube que compartilha das mesmas origens da marca é gratificante e dá ainda mais significado e peso para a parceria. “Cada peça escolhida foi feita e pensada nos torcedores mineiros e com um toque de nostalgia que sempre gostamos de trazer nas colaborações com times de futebol”, destaca.

Ele lembra ainda que a empresa nos últimos 15 anos obteve um grau de reconhecimento no mercado quanto ao lançamento de collabs, com destaque para o segmento relacionado à música popular brasileira (MPB). Com foco na brasilidade, o objetivo da marca é explorar a paixão dos brasileiros pela música, por um artista e pelo futebol, por exemplo.

Camisas da colab entre Chico Rei e Atlético Mineiro.
Foto: Divulgação Chico Rei

Neste contexto, a parceria com o Atlético ocorreu de maneira natural na avaliação de Vizeu, por se tratar de um time de grande representatividade e com muitos torcedores. Essas características se adequam com a identidade da Chico Rei, que busca estar presente ao lado do grande público.

“Essa junção com o Atlético foi um caminho que eu considero como natural, que partiu desde quando nós entramos nesse mercado do futebol. Essa união com um clube de massa tem tudo a ver com a nossa marca”, afirma.

O diretor relata que desde o dia do lançamento, na segunda-feira (13), os itens colecionáveis do clube têm figurado entre os mais vendidos da marca. “A coleção está superando as expectativas e tem apresentado um retorno muito positivo”, diz.

Collabs com clubes brasileiros

A marca Chico Rei já trabalha com outros quatro times brasileiros: Vasco da Gama, Bahia, Sport e Fortaleza. Vizeu destaca que o objetivo da empresa é aumentar o número para 15 clubes parceiros até o final de 2026. O foco serão equipes que disputam a primeira divisão do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e times com grandes torcidas no País.

Até o momento, o diretor de marketing aponta que a marca está com negociações avançadas e contratos fechados com seis times distribuídos pelas regiões Sudeste, Nordeste e Sul do País.

A entrada nesse mercado também gerou aprendizado e novas ideias para a Chico Rei. Exemplo disso foi o lançamento de camisas retrô do Atlético, que fazem alusão a momentos especiais do clube e da torcida. “Isso é algo que nós ainda não tínhamos feito com nenhum outro clube e que certamente iremos explorar em um futuro próximo”, completa.

Essa nova parceria com o Atlético Mineiro também gerou uma grande demanda dos torcedores rivais. Segundo o dirigente, a marca tem recebido muitas solicitações de torcedores de outros clubes por coleções voltadas para seus respectivos times, o que pode contribuir para as negociações de novas parcerias.

“Não houve uma recepção negativa das outras torcidas e sim positiva. A demanda dos outros clubes, principalmente após esse lançamento do Atlético, aumentou bastante”, relata.

As linhas envolvendo times de futebol têm sido um grande sucesso para a empresa, com bons resultados de vendas e atração de novos consumidores. A marca, segundo Vizeu, possui cerca de um milhão de clientes cativos e espera ampliar esse número com as parcerias firmadas com os clubes. Ele entende que ainda há mais espaço para crescer no mercado, conquistando novos públicos.

“A partir do momento que o público do futebol conhece a marca e os nossos produtos, ele passa a consumir outras coleções tornando-se mais um cliente cativo”, explica.

Novos produtos da Chico Rei para 2026

Chico Rei
Foto: Divulgação Chico Rei

Quanto aos planos para os próximos anos, a marca está preparando alguns produtos visando a próxima edição da Copa do Mundo de Futebol Masculino, em 2026. Quanto aos outros segmentos, a Chico Rei planeja lançar novas coleções via collabs com novos nichos, como é o caso de grandes escritores da literatura brasileira.

Até o momento, a marca mineira já possui três coleções garantidas e mais algumas em fase de negociação para serem lançadas ao longo do próximo ano. O diretor ressalta que, inicialmente, o foco estará em mulheres escritoras brasileiras. A empresa também possui algumas colaborações envolvendo cantores da MPB, além de negociações de novas parcerias com algumas marcas.

Outra meta a ser atingida no próximo ano é a expansão do portfólio de produtos da marca, como camisetas e demais itens voltados para o verão, por exemplo. “Ainda tem bastante coisa para este ano, mas o planejamento para o próximo já está bem robusto. A ideia é seguir inovando”, conclui.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas