Negócios

Prefeitura de Contagem assumirá a gestão do DI Juventino Dias

Prefeitura de Contagem assumirá a gestão do DI Juventino Dias

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedecon), assina, na segunda-feira (2), convênio com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) para a municipalização do Distrito Industrial Juventino Dias, conhecido como Cidade Industrial.

Assim, a prefeitura passa a gerir o distrito, antes sob o controle da Codemge, que conta atualmente com quase 900 empresas. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Contagem, Sant Clair Terres, o objetivo, ao assumir a gestão, é requalificar o espaço e tornar a relação com os empresários já instalados e outros que queiram investir na cidade mais simples e transparente.

“A Cidade Industrial surgiu em 1941 e, claro, de lá pra cá Contagem mudou muito. Precisamos modernizar o espaço urbano para melhorar o dia a dia das empresas e das pessoas que trabalham e vivem na região e facilitar a relação com os empresários. Hoje, temos uma interlocução muito boa com eles, mas ainda pouco formal. A partir do acordo com a Codemge, podemos tornar a relação com as empresas mais direta, dando agilidade especialmente aos processos de implantação de novos negócios”, explica Terres.

Pioneirismo – A Cidade Industrial foi o primeiro distrito industrial planejado da América Latina. Nela estão instaladas indústrias do ramo metalmecânico, alimentício e têxtil, entre outras, em uma área total de 4,74 milhões de metros quadrados e área industrial de 1.16 milhão m². Das 880, 116 são indústrias, formando apenas 13,18% do total, demonstrando a transformação e diversificação do espaço ao longo dessas quase oito décadas.

O diagnóstico da região já foi realizado em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). A Sedecon já é responsável pela gestão de cinco distritos industriais. “Já temos estudos sobre as necessidades da Cidade Industrial há cerca de três anos. Na época, o Estado se dispôs a realizar as intervenções, mas a crise econômica inviabilizou o projeto e não havia expectativa de que isso pudesse ser retomado. Com a transferência da gestão, a Prefeitura pode captar recursos e assumir essas obras”, pontua o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Contagem.

Junto à municipalização do Distrito Industrial Juventino Dias é esperada a aprovação, até o fim do ano, de Projeto de Lei Complementar (PLC) 019/2019, com a nova “Lei de Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo” (Lpous), que tramita na Câmara Municipal desde agosto de 2019, em substituição à legislação vigente desde 2010.

“Com essa aprovação vamos ter uma lei mais moderna, capaz de dar celeridade aos projetos. Precisamos acelerar a retomada do crescimento econômico da cidade, do Estado e do País e para isso precisamos tirar os entraves, facilitar a vida de quem quer investir, gerando emprego e renda”, completa o secretário.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas