Veja cinco estratégias para fazer a precificação correta dos produtos

A precificação correta dos serviços e mercadorias de um empreendimento é importante para os donos de negócio evitarem dores de cabeça com vendas impactadas negativamente, ou alterações na margem de lucro.
Em épocas importantes para o impulso dos negócios, como na Black Friday, o Dia das Crianças e o Natal, os empreendedores devem ficar atentos para aplicar os preços certos para seus produtos.
5 estratégias para garantir a precificação correta das mercadorias
- Cálculos de custos e despesas: os empreendedores devem possuir conhecimento sobre os custos necessários, que envolvem fatores como os gastos para a produção ou aquisição de uma mercadoria; e das demais despesas, relacionadas ao marketing e outros pontos. Entendidos esses valores, é só realizar o cálculo para o preço de venda, representado pela fórmula: custo + lucro + despesas variáveis = preço do produto.
- Avaliação dos concorrentes: conhecer a precificação aplicada por negócios concorrentes é importante para conferir as estratégias e decidir como serão os preços das mercadorias.
- Perfil dos clientes: é necessário determinar como os clientes avaliam o valor dos produtos, pois, caso o consumidor julgue como justo, as chances de o produto ser vendido são maiores.
- Margem: é importante definir qual será a margem do negócio, definida pelo valor de aquisição de uma mercadoria e seu preço de comercialização. As empresas podem optar por ganhar no acumulado, por meio da movimentação das vendas, ou na margem, ao conseguir ter diferenças positivas nas vendas.
- Pacotes de produtos: a comercialização conjunta de produtos em um pacote por apenas um valor é uma das maneiras de viabilizar o processo de definição de preços, além de impulsionar o tíquete médio dos consumidores e estimular a movimentação no estoque. (Com informações da Agência Sebrae)
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas