Claro é a operadora mais acessível de 2019, avalia Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nesta terça-feira (31), o Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações 2020, que visa à melhoria do atendimento às pessoas com deficiência.
A Claro foi a empresa melhor colocada no Ranking da Acessibilidade. Entre as ações que deram a liderança à operadora estão a adaptação do site às pessoas com deficiência, inclusive com o uso de aplicações de tradução Português – Libras; as lojas acessíveis com: piso tátil, senhas sonoras, rampas com corrimão, atendimento prioritário; e o atendimento em Libras nas lojas por meio da Central de Intermediação de Comunicação (CIC).
O Ranking de Acessibilidade está previsto no Regulamento Geral de Acessibilidade – RGA (Resolução nº 667/2016) e é resultado de diversas fiscalizações realizadas pela Anatel em 2019.
Para a classificação, foram avaliados os indicadores:
- Acessibilidade na Página da Internet (API)
- Atendimento especializado nos Setores de Atendimento no estabelecimento (ASA)
- Eficiência dos mecanismos de interação via mensagem eletrônica, webchat e videochamada nos canais de atendimento remoto para pessoas com deficiência (ERA)
- Ações Voluntárias que incentivem/divulguem/assegurem os direitos das pessoas com deficiência (AVI)
As cinco maiores prestadoras – Claro, Oi, SKY, VIVO e TIM – foram fiscalizadas. A Algar, Prestadora de Pequeno Porte, participou do Ranking de forma voluntária.
A primeira posição ficou com a Claro, seguida por SKY, Vivo, Tim, Oi e Algar.
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