Clínica Veterinária Professor Israel (CVPI) chega aos 25 anos com planos de expansão

Desde os 12 anos, Luiz Fernando Lucas Ferreira acompanhava o pai, Homem Israel Ferreira, no trabalho como professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Daqueles tempos, ele herdou o amor pelos animais e a vocação para cuidar deles na empresa que criaram juntos: a Clínica Veterinária Professor Israel (CVPI).
A CVPI foi idealizada em 1999, para trabalharem com mais liberdade. A clínica, que fica em Belo Horizonte, no bairro Carmo (região Centro-Sul), se tornou referência e completa 25 anos com planos de expansão.
A trajetória de resiliência e de um esforço genuíno para entender e atender as necessidades de pets e seus donos trazem a CVPI para a edição da série Mineiridade de hoje.
A história da CVPI começa muito antes da sua inauguração. Foi nos anos de 1960 que Homem Israel Ferreira se formou em medicina veterinária e logo começou a trabalhar como professor auxiliar na própria faculdade. Ao prestar concurso, foi efetivado como professor da casa. Dos cinco filhos, era Fernando que o acompanhava nas aulas e também nos atendimentos na Clínica São Francisco de Assis, inaugurada em 1973.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Dos cinco filhos, eu era o que acompanhava meu pai e herdei dele a vocação. Ele foi pioneiro ao perceber que, além do hospital universitário, a população de Belo Horizonte precisava de um serviço particular de medicina veterinária. Foi aí que, junto com outros colegas, fundou a Clínica São Francisco de Assis. Quando me formei em 1996 já trabalhava lá com ele e três anos depois ele saiu do negócio e fundamos a CVPI”, relembra Ferreira.
O foco principal da Clínica Veterinária são as cirurgias. Com uma equipe de 10 veterinários, o espaço atende quase que exclusivamente cães e gatos, sendo 80% dos atendimentos voltados para o melhor amigo do homem. Somando os funcionários administrativos e de suporte o número de colaboradores mais que dobra.
“Assim como aconteceu na Europa e nos Estados Unidos, com o tempo os brasileiros estreitaram a sua relação com os bichos de estimação. Hoje, muitos pets ocupam o lugar de filhos e são tratados com tudo o que existe de melhor. Isso fez com que a medicina veterinária evoluísse rapidamente, sempre se apoiando no desenvolvimento da medicina humana. Quando comecei a cuidar dos olhos dos cães e gatos tive que pesquisar técnicas da medicina humana porque não existiam estudos ou cursos sobre o tema. Hoje, eu sou professor de oftalmologia veterinária em cursos de pós-graduação”, destaca.
Embora não rechace a possibilidade de franquear a marca, o plano de expansão da Clínica Veterinária Professor Israel caminha agora pela inauguração de uma segunda unidade em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
“A nossa meta este ano é aumentar o número de usuários do Plano de Fidelidade. Há cinco anos trabalhamos com essa modalidade. Somos a única clínica de Belo Horizonte que oferece esse serviço no qual o usuário paga um valor anual e tem acesso a consultas, exames e descontos no caso de internações e operações. Isso é bom financeiramente para os dois. É uma receita certa para a clínica e um custo fixo e muito mais em conta para o dono do animal. O acesso a uma medicina preventiva, com exames regulares, promove a saúde dos animais e faz com que o custo com tratamentos mais complexos e onerosos sejam mitigados. E para 2025 o nosso plano é abrir uma nova unidade em Nova Lima”, completa o proprietário da CVPI.
Ouça a rádio de Minas