CNH promove inovação aberta em parceria com Fiemg Lab

A CNH – responsável pelas marcas agrícolas Case IH e New Holland, e de construção, Case Construction Equipment e New Holland Construction – fechou parceria com o Fiemg Lab – hub de inovação da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais. O objetivo é promover inovação aberta entre startups indtechs e indústrias do Brasil, para impulsionar a inovação no mercado mineiro.
De acordo com o diretor de serviços comerciais e planejamento de operações e líder de inovação na CNH para América Latina, Paulo Máximo, a parceria faz parte de uma evolução da jornada de inovação da companhia, que começou em 2018.
“Não acreditamos na evolução da empresa sem um ecossistema, sem viver esse ambiente. Dentro dessa jornada, precisávamos fazer parcerias com alguns hubs de inovação. Nosso objetivo não é patrocinar um hub de inovação, mas participar dos que já existem e que os nossos colaboradores possam frequentar”, diz.
Ele conta que a CNH firmou parceria com o Cubo há três anos. “Ele fica na capital paulista, próximo às nossas unidades de Sorocaba e Piracicaba. Há dois anos, foi com o Habitat Senai, em Curitiba. E agora, mais maduros, decidimos procurar um hub para complementar a planta de Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte). Vimos que o Fiemg Lab era compatível pelo foco em indústria”, explica Máximo.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".

A parceria terá foco especialmente em conexões no mercado de construção, segmento de atuação da CNH em Minas Gerais. Além de networking, compartilhamento e aprendizado com outras indústrias inovadoras.
A colaboração prevê a conexão para cursos e conteúdos em gestão e cultura da inovação; acesso ao “Conexão Startup – Indústria”, uma metodologia própria para conexão a startups e geração de resultados de forma ágil e eficaz; portfólio de mais de 300 startups com alto grau de maturidade, atestadas pelo Programa Fiemg Lab 4.0.
A participação de colaboradores de diversos setores da CNH no Fiemg Lab é vista como ponto fundamental da estratégia de inovação. A expectativa é que as inovações geradas a partir de desafios sejam aproveitadas em unidades da CNH ao redor do mundo.
“Estando nesses ambientes, temos relações com governo, academia, empresas de diferentes setores, aumentando o nosso leque de relacionamentos. Vamos trabalhar por desafios, mas a presença dos nossos colaboradores no hub é fundamental para mapear iniciativas e soluções que poderiam passar despercebidas sem esse convívio. O nosso foco são as soluções industriais, mas a CNH é uma empresa muito grande e com muitos parceiros e são inúmeros desafios em todos os setores. Uma inovação desenvolvida aqui, pode ser levada pela CNH para qualquer lugar do mundo”, destaca.
Entre os exemplos de inovações fora do escopo da produção, está a utilização de uma tecnologia de análise ergonômica, que ajuda a reduzir o risco de lesões esqueléticas e musculares. Com o uso de inteligência artificial, ela avalia as amplitudes de movimento de um indivíduo e, em seguida, identifica como os processos dentro da planta produtiva podem ser melhorados. Todos os dados de movimento coletados são totalmente anônimos e vinculados exclusivamente à estação de trabalho para uso em projetos relacionados à segurança.
Na fábrica da Case IH e da New Holland em Curitiba (PR), uma parceria com a empresa de tecnologia de avaliação ergonômica Kinebot resultou na redução do tempo de análise ergonômica e melhora no bem-estar dos funcionários.
Um teste semelhante na planta de Saskatoon, no Canadá, resultou em zero incidentes após o uso de dispositivos vestíveis que rastreiam e monitoram a amplitude dos movimentos da coluna e dos ombros dos colaboradores para garantir que eles estejam trabalhando da maneira mais ergonômica. Isso resultou na adoção dessa tecnologia em outros sites da CNH e ela continua a ser implantada.
Outro projeto é o Conectar Agro – uma entidade sem fins lucrativos criada em parceria – que tem como objetivo levar conectividade ao campo.
“Temos a preocupação de tentar gerar algo que fique para a comunidade. Levando conectividade às propriedades rurais, acabamos gerando conexão também para escolas rurais, postos de saúde, melhorando a qualidade de vida para a comunidade. Isso, lá no futuro, vai se reverter ao nosso favor, quando essa geração que pode estudar mais e ter mais saúde chegar ao mercado de trabalho e alguns deles quiserem trabalhar conosco”, pontua o diretor de serviços comerciais e planejamento de operações e líder de inovação na CNH para América Latina.
Ouça a rádio de Minas