Cobenge vai discutir futuro da formação

Protagonismo da mulher, soluções sustentáveis e transformação digital são alguns dos temas que nortearão os minicursos e sessões que integram a edição do 49º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e do IV Simpósio Internacional de Educação em Engenharia – Cobenge 2021, promovido pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge) e que neste ano está sob a organização da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). As inscrições para validação de artigos já se encerraram e as inscrições prévias para o evento terminam no dia 15 de setembro.
O evento se constitui como o mais importante fórum de discussão sobre a formação e o exercício profissional em Engenharia no Brasil. Traz como tema central “A formação em Engenharia: Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade”.
O momento é oportuno para apresentar e discutir propostas para a melhoria do ensino de engenharia, visando formar mais e melhores engenheiros/as, capazes de aplicar o desenvolvimento social e econômico do país e a melhoria de vida da sociedade. “Nos últimos anos, o Cobenge vem proporcionando o debate e a consequente modernização dos projetos pedagógicos dos cursos de Engenharia, além de propiciar a incorporação de modelos inovadores no processo de ensino e aprendizagem”, comenta a coordenadora do Cobenge 2021, professora Andreia Bicalho.
A organização do Cobenge 2021 espera reunir um público de aproximadamente 800 pessoas, constituído de diretores de escolas de engenharia, coordenadores de cursos, representantes de conselhos, de entidades e de organizações, empresários, professores, estudantes, pesquisadores, profissionais e demais interessados na temática do evento. “O Cobenge é um evento propício para reunir pessoas interessadas em contribuir no avanço da Engenharia no País a partir da formação de profissionais conectados com o desenvolvimento social e econômico da sociedade”, diz o coordenador geral da UFMG, professor Alessandro Moreira.
On-line, o congresso será realizado de 28 a 30 de setembro, com transmissão pela plataforma Softaliza. A programação preliminar já foi divulgada pela organização do evento. Neste ano, as discussões vão girar em torno da temática Formação em engenharia: tecnologia, inovação e sustentabilidade.
Na plenária de abertura, no dia 28, o presidente do CNPq, Evaldo Vilela, abordará sobre a educação em tempos de incertezas. No mesmo dia, também serão realizadas plenária sobre os desafios da formação de engenheiros no século 21 e sessão especial sobre a sustentabilidade como conceito fundamental para soluções em engenharia.
O evento prossegue nos dias 29 e 30 de setembro com discussões sobre avanços da transformação digital, apresentação de casos de remotização durante e pós-pandemia em países europeus e sul-americanos, protagonismo das mulheres na engenharia e a importância das atividades complementares e extensionistas na composição dos currículos de engenharia.
A edição 2021 do Cobenge ocorre na esteira da homologação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de Engenharia, formalizada em 2019. Essas diretrizes definem as formas de organização dos cursos de graduação, o perfil e as competências esperadas dos seus egressos e os critérios de avaliação dos estudantes.
O vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira destaca que a UFMG tem promovido avanços no campo da educação em engenharia, associados com as inovações pedagógicas definidas pelas novas Normas Gerais de Graduação da própria Universidade, aprovadas há dois anos. “Esses progressos possibilitarão o desenvolvimento de projetos pedagógicos mais flexíveis, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais em Engenharia”, afirmou o vice-reitor.
O professor Alessandro Fernandes divide a coordenação geral do evento com a professora Andreia Bicalho, também da UFMG, Vanderli Fava de Oliveira e Vagner Cavenaghi, ambos da Abenge.
As inscrições estão abertas. Confira os valores diferenciados para inscrição antecipada no site do Cobenge 2021.
Ouça a rádio de Minas