Negócios

Coffee++ vai promover cafés superespeciais de MG

Coffee++ vai promover cafés superespeciais de MG
Os produtores Gabriel Nunes, Ricardo Tavares e Luiz Paulo Pereira apresentam seus cafés | Credito: Divulgação

Maior produtor de café do mundo, o Brasil não oferece apenas commodities para os consumidores. Cafés especiais e superespeciais estão cada vez mais frequentes nas xícaras dos brasileiros apaixonados pela bebida não alcoólica mais consumida no mundo depois da água.

De olho nesse público exigente, o empresário Leonardo Montesanto criou um e-commerce para levar os superespeciais – que são cafés com nota superior a 84 – produzidos em Minas Gerais para o mundo: a Coffee++. A ideia, que consumiu um investimento de R$ 5 milhões, é que através das histórias os consumidores sejam estimulados a conhecer as bebidas.

Os três primeiros produtores selecionados pela curadoria da Coffee++ foram:

  • Luiz Paulo Pereira, da fazenda Santuário Sul, na região da Mantiqueira de Minas;
  • Gabriel Nunes, da fazenda Bom Jardim, no Cerrado Mineiro;
  • Ricardo Tavares, da Fazenda Primavera, na Chapada de Minas.

Essas três fazendas foram campeãs do Cup of Excellence, o maior concurso de cafés superespeciais do mundo, realizado há mais de 20 anos no Brasil e demais países produtores, sendo promovido pela Alliance for Coffee Excellence (ACE), em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês).

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Os produtos oferecidos serão o grão torrado, o café torrado e moído, cápsulas e o drip coffee, que consiste em uma porção individual que permite ao consumidor levar para onde quiser e degustar a qualquer momento, necessitando apenas de água quente. Todas as embalagens serão de 250g para preservar o aroma e o sabor da bebida.

“Vendemos histórias, se a pessoa gostar da história, ela vai gostar do café. Nascemos para ser e-commerce, trabalhamos desde novembro de 2019 para isso. Queremos ser exclusivamente virtuais para não carregar custo fixo para o consumidor”, explica Montesanto.

A loja virtual ainda vai oferece sistema de assinatura de três diferentes tipos de combo, que podem incluir cafés exclusivos e campeões produzidos em diferentes regiões do País.

Colecionando histórias E se são as histórias as propulsoras do negócio, elas não faltam. Luiz Paulo Pereira é um dos principais embaixadores de café superespecial do Brasil e detentor do recorde mundial de pontuação de um grão no Cup of Excellence. Já a Fazenda Primavera, de Ricardo Tavares, bateu recorde nacional de venda de café, em leilão realizado em 2018, com o valor de US$ 19 mil por saca. E a fazenda Bom Jardim, do Gabriel Nunes, foi a primeira do Cerrado Mineiro a conquistar o Cup of Excellence.

“O propósito é estimular o consumidor identificar a origem, as pontuações, as técnicas de produção, as nuances que diferenciam um produto do outro e as formas de preparo. Queremos criar um grupo de #Cafequizados, pessoas apaixonadas capazes de levar a cultura do café, indicar o nosso trabalho e, com isso, concorrer a momentos especiais, como conhecer a Fazenda Primavera, por exemplo”, completa o empresário.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas