Colégio do grupo Bernoulli faz 30 anos
O Colégio Módulo, integrante do grupo mineiro Bernoulli Educação, chega aos 30 anos como uma das mais importantes e tradicionais instituições de ensino de Salvador. Consolidada como uma das três escolas com maior nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na capital baiana, a unidade de ensino conta com mais de 500 estudantes matriculados e uma equipe técnica formada por cerca de 100 profissionais, tendo a inclusão social e a inovação como fortes pilares da formação.
Assim, a escola trabalha o presente para construir o futuro. “Nosso grande desafio é acompanhar as mudanças da sociedade e os avanços tecnológicos para que o ambiente escolar traga para o estudante as oportunidades da vida. O nosso compromisso é compreender e atender às aspirações do nosso aluno”, afirma a diretora do colégio desde a sua fundação, Ana Cristina Calfa.
De maneira complementar, o diretor de Operações e Expansão do Grupo, Lucas Hanusch, relembra que a história do colégio possui três importantes marcos: a inauguração do Teatro Módulo (o primeiro colégio na capital baiana a ter um teatro, que sempre esteve a serviço dos alunos, professores e da comunidade), a utilização da metodologia interdisciplinar, no ano 2000, que promoveu uma mudança significativa na forma de desenvolver o trabalho pedagógico e, em 2015, a adoção do material didático desenvolvido pelo Bernoulli Sistema de Ensino.
Operações de ensino Grupo Bernoulli
Hanusch diz que as operações de escolas próprias do grupo em breve devem atingir 6 mil alunos (entre colégio e pré-vestibular) e que o Sistema de Ensino soma mais de 220 mil alunos em escolas parceiras. Por isso, o ano tem sido muito proveitoso para o grupo.
“Temos visto crescimento de dois dígitos em nossas operações. A qualidade dos nossos serviços tem sido o grande impulsionador dos nossos negócios. Continuamos entregando o que pais e alunos buscam em cada etapa de sua jornada escolar. Na Educação Infantil e Fundamental 1 entregamos um ensino prático, baseado na BNCC e nas habilidades do século 21”, diz.
O diretor reforça que, para isso, os alunos aprendem na prática desde educação financeira à matemática; do plantio e cultivo de hortas à culinária. “Nas séries seguintes, fundamental II, vamos adaptando o nosso modelo até que, no Ensino Médio, entregamos a preparação para o Enem e outros vestibulares, para que o aluno seja capaz de ser aquilo que ele busca, seja do médico ao engenheiro, do empreendedor ao artista”, completa.
Novidades
E entre as novidades, o lançamento de um produto para as escolas próprias e parceiras. O Dive.b: um sistema de ensino bilíngue, totalmente integrado ao sistema de ensino da rede. “Essa é uma oferta única no mercado. Tipicamente as escolas adotam soluções diferentes para o currículo base e ensino bilíngue. Olhamos essa lacuna de mercado e entendemos que uma solução integrada melhoraria o desenvolvimento da língua inglesa. Essa solução já está sendo adotada pelas nossas escolas próprias e parceiras para o ano de 2023”, adianta.
Além disso, a oferta de educação bilíngue passou a ocorrer do ensino infantil até o 9º ano e o grupo também lançou o pré-vestibular on-line, disponível para o Brasil inteiro. “Vimos que a pandemia mudou os hábitos de consumo e achamos uma forma de manter a nossa qualidade de ensino mesmo sem o componente presencial. Já temos turmas de extensivo manhã e tarde, bem como intensivo com essa oferta. Esperamos aumentar ainda mais essa opção e ofertas a nível nacional”, explica Hanusch.
Ouça a rádio de Minas
