Negócios

Colégio Santo Agostinho celebra o Dia Internacional da Educação Católica

Data foi instituída em 2002 pela Organização Internacional da Educação Católica (OIEC) e comemorada sempre na quinta-feira que antecede a Solenidade da Ascensão do Senhor
Colégio Santo Agostinho celebra o Dia Internacional da Educação Católica
Unidade Nova Lima promoverá nesta quinta (29) missa especial na Paróquia Bom Jesus do Vale, no Vale do Sereno | Foto: Divulgação Colégio Santo Agostinho

Diversas nações celebram, nesta quinta-feira (29), o Dia Internacional da Educação Católica, data instituída em 2002 pela Organização Internacional da Educação Católica (OIEC) e comemorada sempre na quinta-feira que antecede a Solenidade da Ascensão do Senhor. No Brasil, a celebração deste ano é ainda mais significativa: a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec) celebra 80 anos de fundação com o tema “Educação Católica: tradição que inspira, experiência que transforma”, e convida as escolas católicas a reafirmarem, juntas, o compromisso com a formação de cidadãos comprometidos com o bem comum.

Poucos exemplos traduzem tão bem esse lema quanto o trabalho realizado há mais de 90 anos pelo Colégio Santo Agostinho, representado pela Rede Lius Agostinianos, que já alcança mais de 8.500 estudantes. Para celebrar a data, o Colégio lançará uma série de vídeos comemorativos em seus canais oficiais, reforçando sua identidade católica e destacando momentos marcantes da trajetória institucional, além de programas pedagógicos e iniciativas de impacto social. A Unidade Nova Lima promoverá nesta quinta (29) uma missa especial na Paróquia Bom Jesus do Vale, no Vale do Sereno, celebrando a missão e os valores que sustentam a educação agostiniana.

Legado educacional

Fundado em 1934 pelos Freis Agostinianos da Província Nossa Senhora da Consolação do Brasil, o Colégio e as Escolas Sociais vêm promovendo, desde então, uma formação integral, que une excelência acadêmica e valores cristãos.

A eleição do Papa Leão XIV, religioso da Ordem de Santo Agostinho, trouxe uma nova visibilidade à educação agostiniana no mundo. Em seu discurso, o Pontífice destacou: “Eu sou filho de Santo Agostinho, eu sou agostiniano.” Palavras que ecoam fortemente entre os educadores da tradição agostiniana, como Frei Luiz Antônio Pinheiro, Prior Provincial da Província e responsável pela Rede Lius Agostinianos. “Com muito orgulho, nós também dizemos: somos filhos e filhas de Santo Agostinho, somos agostinianos. Temos mais de 8 mil alunos em nossas escolas, e todos eles, de alguma forma, se reconhecem nessa identidade.”

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Em agosto de 2023, os Freis Agostinianos lançaram a Rede Lius Agostinianos, integrando suas Escolas Sociais e Unidades do Colégio. Atualmente, o Colégio Santo Agostinho está presente em Minas Gerais, nas cidades de Belo Horizonte, Contagem, Nova Lima e, desde janeiro deste ano, em Divinópolis, no Centro-Oeste mineiro, com uma nova unidade que atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II.

Há ainda Escolas Sociais na capital mineira, em Bragança Paulista, em São Paulo, e no Rio de Janeiro. Além disso, uma nova Unidade Social em Fortaleza, na região da Barra no Ceará, já está com inscrições abertas. O espaço atenderá inicialmente 100 crianças e jovens entre 6 e 15 anos em situação de vulnerabilidade social. A Província já realiza missão na região, que apresenta altos índices de desigualdade. “Ampliaremos o nosso legado de excelência acadêmica e inovação. Queremos levar a força da educação católica e agostiniana a cada vez mais lugares”, afirma Frei Luiz.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas