Negócios

Colégio Santo Agostinho terá unidade em Divinópolis, a primeira no interior de Minas

A rede de ensino também planeja expandir sua atuação para outras cidades do País, confira
Colégio Santo Agostinho terá unidade em Divinópolis, a primeira no interior de Minas
A rede de ensino também terá outra unidade em Nova Lima | Foto: Colégio Santo Agostinho / Divulgação

A Rede Lius Agostinianos, responsável pelo Colégio Santo Agostinho, terá uma nova unidade em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, a primeira no interior do Estado. O projeto será realizado por meio de uma parceria com o Instituto Educacional Criançarte, que passará a se chamar Colégio Santo Agostinho – Divinópolis a partir de 2025.

A nova unidade estará localizada na Rua Dom Pedro II, no bairro Vila Cruzeiro. A partir do mês de agosto, uma equipe do Colégio Santo Agostinho, liderada pelo diretor pedagógico da Rede Lius, Paulo Negreiros, estará presente na escola para atuar no processo de transição com o objetivo de tirar todas as dúvidas e começar uma aproximação com a comunidade escolar.

O colégio possui quatro unidades, sendo duas em Belo Horizonte e as outras duas em Contagem e Nova Lima, na região metropolitana. Para Negreiros, a rede precisa expandir para além dos limites territoriais da Grande BH. “Nós temos um projeto educacional que, em minha opinião, pode ser levado para outras fronteiras e seguir para o interior”, avalia.

O diretor caracteriza o município de Divinópolis como uma cidade próspera e afirma que a rede de ensino está com grandes expectativas para este novo projeto. Ele ainda ressalta a forma como os moradores locais receberam a notícia. “Ontem fizemos o lançamento do colégio em Divinópolis e fomos aplaudidos por cerca de 400 pais que estavam presentes no evento”, relata.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Negreiros afirma que esse projeto do Colégio Santo Agostinho foi realizado de forma cuidadosa e envolve uma parceria com uma instituição importante como a Criançarte. Ele aponta dois fatores primordiais para esta expansão: a combinação de desejos de ambas as instituições envolvidas e o ambiente favorável para este tipo de empreendimento na região.

Parceria entre Colégio Santo Agostinho e Criançarte

O diretor-geral da Rede Lius Agostinianos, Márcio Horta, explica que a cidade foi escolhida devido a sua característica acolhedora, a relevância para a região, o desejo da rede em abrir um colégio no município e a oportunidade gerada por esta parceria. Ele relata que a empresa realizou estudos de mercado que indicaram a demanda por uma operação do Colégio Santo Agostinho na cidade.

Já a fundadora do Instituto Criançarte, Rosângela Santos, destaca que a parceria é uma oportunidade de dar continuidade aos valores e ao legado da escola. “Essa oportunidade vem viabilizar também uma transição de ciclo de vida para a família Criançarte, que comunga dos mesmos valores e propósito do Colégio Santo Agostinho”, pontua.

Negreiros, celebrou a parceria e reforça que a expansão é um marco nas comemorações dos 90 anos do Colégio Santo Agostinho. “Estamos muito felizes em trazer para a nossa rede uma escola que está em sintonia com nossos valores e com nosso jeito de fazer educação”, declara.

Ele ressalta a conexão entre o Criançarte e o colégio, uma vez que uma das integrantes do grupo de fundadoras do instituto é hoje a gestora pedagógica da unidade do Colégio Santo Agostinho em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

“Quando os atuais gestores do Criançarte buscavam por uma transição de ciclo de vida, bem como um desejo de expansão da escola, a escolha pelo Colégio Santo Agostinho aconteceu de maneira natural, para dar sequência ao sonho iniciado há 23 anos pela equipe do Criançarte”, relata.

Processo de transição

A expectativa é de que a equipe do Instituto Criançarte, formada pelos atuais professores e demais colaboradores, continue na instalação caso seja o desejo de cada profissional. Negreiros destaca a excelência pedagógica do Colégio Santo Agostinho e o fato do projeto ser o mesmo para todas as unidades. “Temos como objetivo criar condições favoráveis para que o estudante assuma o protagonismo de sua própria educação, desenvolvendo todas as suas potencialidades”, explica.

O projeto da nova unidade em Divinópolis prevê que as turmas já existentes sejam mantidas e outras serão abertas em 2025, de 6º ano e de 7º ano, no turno da manhã. Já para os próximos anos, serão abertas, de forma gradativa, novas turmas até alcançar a formação completa dos estudantes até a 3ª série do Ensino Médio – assim como ocorre nas demais unidades do Colégio Santo Agostinho.

O processo de seleção de novos alunos para o ano de 2025 será realizado em breve e os atuais estudantes do Criançarte serão automaticamente transferidos para o Colégio Santo Agostinho. O diretor pedagógico da rede educacional pontua que a instituição tende a realizar os procedimentos de transição de forma cuidadosa, com muito critério.

Ele ressalta o fato desse processo ser bastante delicado, além da dimensão das relações com as famílias, alunos, professores e demais personagens. “Primeiro nós precisamos gerar vínculo e confiança com a comunidade educacional e precisamos chegar até a escola, até os pais e os alunos para expor as nossas intencionalidades”, pontua.

Futura expansão

Quanto a uma possível expansão em Minas, o diretor pedagógico da Rede Lius reforça que a rede de ensino privado não pretende ter a atuação restrita a Belo Horizonte e região. Ele garante que o colégio já realizou o mapeamento de cidades com potencial para receber escolas da rede, não apenas no Estado, mas também em outras regiões do Brasil.

“Nós identificamos e mapeamos todas as cidades promissoras a partir de um estudo de mercado. A nossa proposta é ir além de Minas Gerais e levar a nossa expansão para outras localidades do Brasil. Mas isso tudo a gente vai fazer com muito cuidado, com muito critério”, explica. Segundo ele, a empresa tem uma expectativa de crescimento gradual, sustentável e cuidadoso.

Negreiros lembra que a rede educacional também está com um projeto de ampliação de sua atuação na cidade de Nova Lima em andamento. A nova unidade estará localizada no bairro Alphaville que, segundo ele, já está com as negociações avançadas e com o terreno adquirido. “Nós acreditamos que, em médio prazo, estamos lançando essa unidade no Alphaville e certamente não vamos ficar apenas nisso”, declara.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas