Negócios

Coleta seletiva é feita por veículos elétricos em Uberlândia

Empresário aposta no uso de tuk tuk movido a eletricidade para recolher resíduos residenciais e comerciais urbanos
Coleta seletiva é feita por veículos elétricos em Uberlândia
Crédito: Divulgação/Seu Lixo Coleta Seletiva

Pelas ruas de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, circula um triciclo motorizado da cor branca, com o baú estampado em roxo, que vem chamando a atenção da população. Esse tuk tuk, movido apenas a eletricidade, faz parte de um projeto sustentável da Seu Lixo Coleta Seletiva. A empresa, criada em fevereiro deste ano, é especializada em recolhimento de resíduos residenciais e comerciais urbanos, e utiliza veículos elétricos para realizar a atividade.

Embora a empresa seja recente, o modelo de negócios é operado pelo fundador da Seu Lixo, Alexandre Corrêa, já há algum tempo. Ele relata que tudo começou há oito anos, quando resolveu fazer uma série de melhorias no condomínio onde reside e comanda a associação de moradores. A iniciativa fez tanto sucesso que o advogado e ex-professor universitário decidiu parar de lecionar após quase 30 anos para iniciar uma nova carreira profissional: a de empreendedor.

O empresário destaca que implantou no local medidas de sustentabilidade que deram bastante certo como: usina de energia fotovoltaica e sistema de irrigação da área verde por outorga de água captada no córrego que passa pelo condomínio. Ele também ressalta que optou por não mandar a massa verde para o ecoponto, cujo gasto mensal era de R$ 3 mil com as caçambas. Passou, então, a triturar esse material que, em 90 dias, vira composto e é reutilizado no jardim.

Por fim, conforme Corrêa, ele implementou um processo de coleta seletiva no condomínio, com a separação e segregação de itens, como vidro, plástico, madeira, papelão e papel. Segundo o empreendedor, a ação surtiu efeito e o volume de rejeito que seria destinado ao aterro sanitário teve uma grande redução. Já o material reciclável começou a ser vendido para a indústria local.

“Outros condomínios da região, sabendo do processo, começaram a me consultar para ir até eles e sugerir modificações, implantando algo similar. Comecei a conhecê-los e vi uma necessidade e uma alta demanda, pois o número de condomínios residenciais vem crescendo absurdamente, principalmente a partir da pandemia. Desde então, resolvi investir na área”, ressalta.

Expansão do projeto

O sucesso do modelo de negócio foi natural e o empresário logo precisou expandi-lo. O fundador da Seu Lixo explica que a rota de recolhimento dos resíduos no primeiro condomínio era feita por meio de um triciclo a pedal, com uma gaiola de carga máxima de até 250 kg. Como prosperou, ele adquiriu o famoso tuk tuk Formigão Baú, com carga de até 500 kg e autonomia de até 90 km.

Segundo Corrêa, com o tuk tuk, um coletor percorre, diariamente, os condomínios que a empresa atende, recolhendo os resíduos separados pelos moradores e destinando-os para um depósito de triagem. Nesse armazém da companhia, os materiais são preparados para serem entregues aos parceiros recicladores e catadores. Ainda conforme ele, a Seu Lixo tem um projeto para cobrir a área de trabalho com placas solares que vão servir para “abastecer” os veículos.

Parceria com a Abrasel

Além da coleta seletiva nos condomínios, a Seu Lixo iniciou há poucos dias um projeto para fazer o plano de gerenciamento dos resíduos dos associados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) do Triângulo Mineiro. Os funcionários serão treinados para semipreparar os materiais e deixá-los em bags e bombonas instaladas nos locais. Após isso, os veículos elétricos passarão recolhendo-os no percurso batizado de “rota gastronômica sustentável”.

Ainda segundo Corrêa, a empresa participa de um projeto de uma das cooperativas de recicladores para criar uma horta comunitária. Para isso, doa parte da massa verde dos condomínios e resíduos orgânicos não contaminados dos associados da Abrasel de Uberlândia. Os dois materiais juntos, após processamento, se transformam em um adubo de qualidade.

Um Formigão Baú da Cicloway tem a mesma capacidade de carga de uma Fiat Fiorino, mas custa um terço do preço | Crédito: Divulgação Cicloway

Veículo elétrico: o melhor amigo da reciclagem

O Formigão Baú, um dos tuk tuks usados pela Seu Lixo na coleta seletiva, tem como fabricante a montadora de veículos elétricos Cicloway. Com 17 anos de mercado e uma linha com mais de 20 produtos, a companhia tem fábrica em Manaus e São Paulo, e atua direcionada a três públicos principais: logística, entrega de última milha e ronda e segurança. Seu mercado mais relevante, está no Sudoeste do Brasil e, em Minas Gerais, especificamente, está boa parte dos itens locados.

O diretor executivo da empresa, João Hannud, destaca que foram procurados pela Seu Lixo por serem um dos pioneiros a trabalhar e a terem tuk tuks elétricos homologados no País. Além disso, ele afirma que a proposta do empresário Alexandre Corrêa está bem alinhada com o propósito de sustentabilidade da Cicloway, cujos sócios, inclusive, são fundadores de uma cooperativa no Distrito Federal que trabalha justamente com reciclagem e inclusão social.

Para Hannud, o veículo elétrico é o melhor amigo da reciclagem. Isso porque, um Formigão Baú, por exemplo, tem a mesma capacidade de carga de uma Fiat Fiorino, custando um terço do preço do carro e reduzindo custos operacionais. Além disso, ao adquiri-lo, a pessoa estará ajudando o meio ambiente, uma vez que a coleta seletiva não será feita por caminhão movido à combustão.

“Se você pegar uma Fiorino e andar 2.500 km em um mês, você vai emitir 3,5 toneladas de CO2. Isso sendo uma Fiorino com no máximo cinco anos. Caso tenha mais do que isso, a emissão é muito maior. Então se você substituir uma da sua frota por um Formigão e rodar a mesma quilometragem, além de toda a economia, vai estar deixando de emitir 3,5 toneladas de CO2, o que em um ano dá quase 40 toneladas de CO2”, destaca Hannud.

Com todos os benefícios, o fundador da Seu Lixo pretende fazer novas aquisições. A empresa, que hoje possui três veículos elétricos, sendo um da Cicloway, além do triciclo a pedal, solicitou mais dois Formigões Baú à montadora e um tuk tuk do modelo Saúda. Os novos veículos, segundo Corrêa, farão as entregas dos materiais produzidos a partir da parceria com a Associação dos Recicladores e Catadores Autônomos de Uberlândia (Arca).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas