Negócios

Coletânea Clara e Guto chega ao 3º volume

Façanhas da dupla inseparável de amigos, na Cidade Maravilhosa, são narradas no novo livro do escritor Léo Dicker
Coletânea Clara e Guto chega ao 3º volume
Foto: Reprodução Instagram

Depois de explorar os segredos de Roma e desvendar os enigmas de Londres, chegou a hora de Clara e Guto viverem suas aventuras no Rio de Janeiro. As façanhas dessa dupla inseparável de amigos, na Cidade Maravilhosa, são narradas no novo livro do escritor Léo Dicker, “Clara e Guto – Os segredos do Rio de Janeiro”.

Terceiro volume da coletânea “Clara e Guto”, que projetou o escritor no universo da literatura infantojuvenil, a obra segue a narrativa das antecessoras, “Clara e Guto – Os segredos de Roma”, e “Clara e Guto – Os segredos de Londres”, apostando na sintonia dos protagonistas e na estratégia de decifrar charadas para despertar a curiosidade, prender a atenção e estimular o aprendizado dos seus leitores. Assim, o genial Guto e a espevitada Clara vão contar com a ajuda de Bruno, um carioca apaixonado pela cidade em que vive, na missão de explorar praias, jardins, morros e museus cariocas, aprendendo sobre cultura, natureza, história e cidadania, com muito bom humor e trabalho em equipe.

“Essa dupla se complementa de uma forma incrível, e juntos eles conseguem encarar os desafios que aparecem em cada cidade que visitam. Eles precisam resolver enigmas e quebra-cabeças, e cada solução leva a um ponto de interesse na cidade. Somente no final o leitor entende o porquê das charadas. Cada livro termina no ponto em que o próximo começa, deixando sempre aquele gostinho de novas aventuras pela frente”, conta o autor Léo Dicker.

A escolha do Rio de Janeiro como cenário para as novas peripécias de Guto e Clara pareceu óbvia, segundo Dicker, já que a cidade é mundialmente conhecida e conta com uma centena de lugares de interesse histórico e cultural. “Depois de irem a Londres e a Roma, nada mais natural do que uma aventura em uma cidade brasileira internacionalmente famosa. O Rio tem tanta história interessante, em tanto lugar bacana, que foi difícil ter de deixar alguns pontos de fora da trama”, comenta o escritor.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Para gostar de leitura

Além de entreter, a obra de Léo Dicker tem sido reconhecida pelo caráter didático de suas narrativas. Com uma linguagem adequada à idade, mas sem concessões a termos muito informais, as edições “Clara e Guto – Os segredos de Roma” e “Clara e Guto – Os segredos de Londres” já fazem parte da grade curricular de em algumas das principais escolas da capital mineira – como Santo Antônio, Santo Agostinho, Coleguium e Fundação Torino -, sendo leitura obrigatória aos alunos.

“Acredito profundamente no poder da educação para o estabelecimento de uma sociedade melhor para qualquer pessoa viver. Com os livros, busco contribuir para aumentar o interesse das crianças pela leitura, incentivar a escrita e a criatividade e estimular o trabalho em equipe, além de inspirar a garotada a querer conhecer outras culturas, plantar as primeiras sementes do empreendedorismo e gerar gosto pelas matérias da escola”, afirma Léo Dicker.

Seguindo os mesmos critérios do original, o primeiro volume da série teve também uma versão em inglês, elaborada pela Cultura Inglesa, “Clara and Guto – The Secrets of London”.

O escritor foi um dos autores convidados para a Bienal Mineira do Livro 2025, em Belo Horizonte, com as duas primeiras obras, e já apresentando a terceira, em pré-lançamento. Para a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que acontece de 11 a 22 de junho deste ano, o autor também estará presente, agora já após o lançamento oficial, em uma homenagem ao evento e à própria criação.

O livro “Clara e Guto – Os segredos do Rio de Janeiro” será lançado pela editora Miguilim. A ilustração é de Uoster Zielinsky, artista, escritor e historiador renomado que assina os desenhos, feitos em aquarela.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas