Negócios

Fábio Baião lança livro sobre saúde integral

Obra, com 22 capítulos, reflete como as pessoas podem se cuidar melhor
Fábio Baião lança livro sobre saúde integral
Crédito: Arquivo pessoal

O médico ortopedista Fábio Ribeiro Baião lança, no dia 24 de maio, em Belo Horizonte, o livro “Saúde: Compreender a ciência para ir além”. A obra, que tem 22 capítulos, reflete como as pessoas podem se cuidar melhor e se compreender para escolher novos caminhos.

De acordo com o autor, a obra traz segredos presentes em situações aparentemente simples, mas que têm relação íntima com a qualidade da nossa saúde.

“O livro explica o funcionamento do nosso corpo e sentimentos e dá exemplos de como os dons e os potenciais recebidos podem ser aprimorados com o cultivo diário de novos hábitos. Cada capítulo explica a ciência para o cidadão comum e até para pessoas da área da saúde, ele traz novidades. Vários capítulos são finalizados com uma canção para sintetizar o que outras pessoas já sentiram sobre aquele tema. A saúde pode ser vista de muitas formas. Mais da metade de nós não está bem mentalmente, sofrendo com a ansiedade e o estresse da vida. Os capítulos ressaltam temas que já sentimos mas não compreendemos. Quando a pessoa lê, ela se enxerga”, explica Baião.

O escritor é um médico com visão integrativa, mestre em Educação e Desenvolvimento Local e também colaborador da editoria de OPINIÃO do DIÁRIO DO COMÉRCIO. Para ele, escrever é uma atividade natural desde a infância e o livro é, também, uma forma de democratizar o acesso à saúde por meio do compartilhamento de conhecimentos.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“No consultório e no livro conto para as pessoas porque elas estão doentes. Mais de 90% dos pacientes que atendo não buscam ajuda porque têm problemas ortopédicos. A maior parte é por sofrimento mental que se manifesta através de problemas ortopédicos. A maioria das mãos quebradas, por exemplo, é porque as pessoas deram socos em paredes, mesas, ou coisas assim. Elas não sabem lidar com as emoções e descontam no corpo. Mas elas não dizem isso logo de cara. É preciso investigar. Esse mundo da tecnologia leva à desatenção, então as pessoas se machucam. E aquilo não foi acidente, teve um causa. No capítulo ‘Doutores do milênio’ convido os jovens médicos a praticar uma escuta atenta, qualificada”, destaca o médico e escritor.

O livro poderá ser encontrado nas livrarias e também adquirido no site da Editora Appris.

Livro Fábio Baião
Crédito: Reprodução

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas