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Com 7 mil destinos, BusqueBus estima alta de 30% no faturamento em 2024

Procuras on-line por passagens podem superar os 40% ainda este ano, segundo a empresa
Com 7 mil destinos, BusqueBus estima alta de 30% no faturamento em 2024
Consumidor realiza compra de passagem pela plataforma | Foto: Giulia Simmons/ Diário do Comércio

As vendas brutas da BusqueBus.com, plataforma digital de venda de passagens de ônibus, totalizaram um crescimento de 14% em 2023. A expectativa, no entanto, é dobrar o faturamento este ano, e chegar a 30% até o fim de dezembro. A empresa, fundada em Belo Horizonte em 2020, observa que o consumidor brasileiro tem migrado cada vez mais para o digital na hora de comprar passagens de ônibus, e isso deve impulsionar o crescimento da plataforma.

O diretor operacional e comercial da companhia, José Eustáquio Guido explica que a digitalização permite a busca por conveniência. Essa mudança, segundo ele, reflete uma preferência por comparações rápidas de preços e acesso facilitado a informações.

“A conveniência de compras a qualquer hora transforma a experiência do consumidor, e isso se reflete nas vendas da BusqueBus. Como forma de oferecer uma boa experiência, um exemplo do que estamos já fazendo é oferecer 15% de desconto na primeira compra de passagem pela plataforma, por meio de um cupom promocional. Isso não apenas incentiva mais vendas, mas também ajuda a aliviar o bolso do consumidor”, explica Guido.

Busca por passagens on-line deve superar expectativas

Essa tendência de comportamento em que o tradicional guichê rodoviário é trocado pela praticidade de um clique, leva o diretor da plataforma de vendas on-line a acreditar que o volume de buscas será superior aos resultados já monitorados.

“Estamos com a expectativa de que essas procuras on-line por passagens podem superar os 40% ainda este ano”, comenta o empresário, justificando que a marca já opera com praticamente todas as empresas do setor brasileiro de transporte rodoviário de passageiros que oferecem serviços regulares.

“Isso significa que trabalhamos exclusivamente com empresas que possuem autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e de secretarias estaduais de transporte”, diz Guido.

Em seu extenso portfólio, a empresa opera com a venda de passagens para 350 empresas brasileiras, que incluem as viações:

  • Águia Branca,
  • Cometa,
  • Gontijo,
  • Guanabara,
  • Pássaro Verde
  • e Útil.

“Venho do transporte público de passageiros há mais de 50 anos e, de lá pra cá, trabalhei muitos anos na companhia São Geraldo e em outras viações. Após tirar um período sabático, notei que as companhias estavam investindo em lojas virtuais para vendas de passagens e percebi que este era um segmento interessante a investir”, lembra o empresário.

Empresa viabiliza viagens para 7 mil destinos

Atualmente, Guido e o sócio Marcílio Alves, diretor de Comunicação, operam 7 mil rotas de viagens em atendimento a empresas parceiras. “A BusqueBus não é somente uma plataforma digital de vendas de passagens. É uma empresa mineira com crescimento sólido e pés no chão. Buscamos transmitir a confiabilidade de uma empresa que não nasceu em um estalar de dedos. Pelo contrário, surgiu de forma planejada e bem pensada, com gestores do próprio mercado de transportes e que exige de nós seriedade e responsabilidade”, afirma.

Linhas de ônibus da viação Cometa compõem o portfólio de rotas de passagens vendidas pela BusqueBus | Foto: Divulgação Viação Cometa

A BusqueBus, que tem como principais concorrentes as rodoviárias físicas e plataformas como Blablacar e ClickBus, tem monitorado internamente um forte crescimento nas viagens a diversas regiões do País. Um exemplo é a preferência dos mineiros por viagens ao litoral do Nordeste, do Espírito Santo ou da Baixada Fluminense. “São muitos os mineiros que optam por esses destinos”, diz o empresário.

Minas Gerais é mais visada como destino turístico

Segundo José Eustáquio Guido, há alguns anos, havia uma migração expressiva da região Nordeste, especialmente de estados como o Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe e Bahia, em direção a São Paulo e ao Rio de Janeiro.

“Atualmente, o cenário tem sido mais divergente no movimento nacional. Temos notado um movimento mais intenso para estados como Goiás e Mato Grosso em função de sua importância no agronegócio, mas São Paulo e Rio de Janeiro continuam a registrar um fluxo acentuado”, observa Guido.

Segundo ele, Minas Gerais concentra grande movimentação relacionada a atividades turísticas. “Quem vai de outros estados para Minas tem procurado por períodos como o Carnaval, a Semana Santa e as férias escolares. Já para o Sul, a procura está relacionada aos eventos de negócios ou a migração em busca de emprego”, detalha.

Força de vendas após tragédia no Sul

O diretor operacional e comercial da BusqueBus também observa que houve um aumento nas vendas após as enchentes no Rio Grande do Sul (RS).

“No caso do RS, por exemplo, devido à triste situação enfrentada pelo estado com as fortes chuvas e o fechamento temporário do Aeroporto Internacional Salgado Filho (Aeroporto de Porto Alegre), as pessoas tiveram que recorrer às viagens terrestres. Aqueles que optaram por desembarcar no estado mais próximo, Santa Catarina, precisaram pagar mais caro. Com isso, observamos um crescimento de 10% nas vendas das operações com destino ao estado gaúcho até o início da segunda quinzena de julho”, diz.

Eleições também devem impulsionar as vendas

Já em datas sazonais, como o Dia dos Pais, por exemplo, houve um aumento de aproximadamente 7% na receita da empresa.

“Outro crescimento deve ocorrer em função das eleições, quando o movimento de linhas de ônibus de curta distância costuma aumentar. Isso deve acontecer naturalmente também com as linhas de longa distância durante as festas de fim de ano e férias, refletindo em nossas vendas”, conclui Guido.

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