Com recorde de vendas em um único dia, The Best Açaí planeja expansão
Com uma projeção de faturamento anual de R$ 350 milhões, a previsão de expansão do número de lojas da The Best Açaí para 2023 se tornou realidade na metade do ano.
A rede de franquias de açaí e sorvete no modelo self-service cresceu 163% de 2021 para 2022 e chegou as 300 lojas vendidas neste ano. A expectativa é de superar em 160% o número atual, com 500 unidades pelo Brasil.
Minas Gerais é prioridade na estratégia de expansão da The Best Açaí. É o que revela o CEO da rede, Sérgio Kendy.
“Está entre os maiores Estados do País, tem um clima bom e cidades com muito potencial de crescimento. Além disso, até 2024 pretendemos atingir todo o território nacional”, confirma.
Como parte do planejamento, R$ 15 milhões serão investidos na ampliação da Amadelli, indústria do Grupo The Best, que terá capacidade produtiva para atender 600 franquias.
Somente nos primeiros seis meses do ano, a unidade fabril produziu e distribuiu mais de 2,8 milhões de quilos dos 12 sabores de açaí e 24 de sorvete.
Berço da marca, o Paraná permanece com o maior número de lojas. Com fila de espera em alguns municípios da região Sul do País, Sérgio Kendy explica a importância de um crescimento planejado.
“Curitiba, por exemplo, tem 25 interessados na fila de espera para a abertura. Isso acontece porque nós respeitamos a ordem de interesse, oferecemos suporte desde a procura do ponto e respeitamos o raio de atuação do franqueado. Crescer é importante, mas é preciso planejamento e que seja algo sustentável, tanto da nossa parte, quanto de quem investe na marca”, afirma o CEO.

O cenário de ampliação é acompanhado pelo crescimento de vendas. No último domingo, a rede bateu o recorde de R$ 2,6 milhões em apenas um dia de vendas nas unidades em operação.
Para manter a sustentabilidade da expansão da marca, está sendo avaliado ainda o investimento em um novo centro de distribuição que deve estar localizado na região central do País.
“Dessa forma a nossa logística, que também é própria, consegue atender as novas lojas. Os pedidos são realizados via sistema e nossa frota faz as entregas para cada franqueado”, explica Kendy.
Faturamento
Uma das unidades de franquia do Mato Grosso do Sul atingiu o recorde de faturamento da rede com R$ 300 mil reais. De acordo com Sérgio Kendy isso se deve a experiência que a rede proporciona em qualidade de produtos e experiência em loja, mas também ao envolvimento dos franqueados com a operação.
“Inúmeras outras unidades ficaram próximas ao número, em julho. Temos um encontro semanal com toda a rede de franqueados no qual mostramos o ranking de performance das unidades. O objetivo é sempre elevar os resultados com exemplos reais. Essa troca tem sido muito importante, falamos sobre estratégias que são efetivas e agora contamos também com uma equipe focada para auxiliar nessa performance”, diz o CEO.

Nos primeiros seis meses do ano uma das franquias, no Paraná, bateu recorde de faturamento da unidade, com R$ 1 milhão e R$ 400 mil.
“Esses números proporcionam um alto índice de satisfação da nossa rede. No último treinamento de franqueados muitos dos participantes estavam mudando de cidade com a família para operar a franquia. De fato, a The Best Açaí fornece o sustento de muitas delas e isso é muito gratificante para nós”, conclui o CEO.
Com a premissa de oferecer qualidade e diversidade de opções em torno da fruta, focado na experiência do consumidor, a The Best Açaí já opera nos estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Ouça a rádio de Minas