Negócios

Santa Rita do Sapucaí começa jornada de capacitação para o Vale da Eletrônica

Jornada de capacitação de Santa Rita do Sapucaí, Sul de Minas, começa nesta quarta-feira (28); evento é organizado pela TSX Invest em parceria com o Inatel
Santa Rita do Sapucaí começa jornada de capacitação para o Vale da Eletrônica
Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais, é conhecida como o Vale da Eletrônica | Crédito: Sebrae Minas

A jornada de capacitação de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, conhecida como o Vale da Eletrônica, será iniciada quarta-feira (28) com o Simpósio Atração de Investimentos no Contexto Regional. O evento é organizado pela TSX Invest – unidade de negócios do Grupo TSX, dedicada à estruturação da governança e gestão da atração de investimentos em municípios e estados – em parceria com o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel).

 “O objetivo é engajar a sociedade local e discutir formas de desenvolver um trabalho para atração de investimentos”, diz o CEO da TSX Invest, Marcos Mandacaru.  Ele explica que a empresa tem uma metodologia própria, que é inspirada no Banco Mundial, além de referências do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Marcos Mandacaru
Objetivo é engajar a sociedade local e discutir formas de desenvolver um trabalho para atração de investimentos, diz o CEO da TSX Invest, Marcos Mandacaru | Crédito: Divulgação TSX Invest

A TSX Invest dispõe de uma metodologia que fundamenta uma “Jornada de Capacitação Territorial” única em seis etapas, voltada a atrair investimentos para as cidades. São elas:

  • Synaptic: Simpósio de ativação com eventos regionais para aprimorar o conhecimento sobre promoção de investimentos e engajamento da sociedade local;
  • Bússola: Índices regionais, que direcionam o território para a atração de investimentos;
  • Intelligence Unit: base norteadora, com informações objetivas para a atração de investimentos, incluindo cadeias produtivas, regiões concorrentes, estudos de investimento e localização de sites;
  • Promoção de investimentos: metodologia prática com eventos, campanhas de atração, roadshows, visitas técnicas etc.;
  • Agência de promoção de investimentos (IPA-TSX): ativo regional para a promoção de investimentos, com melhores práticas de estratégia, gestão e governança na atração de investimentos;
  • RDD cidade: novo produto, que contempla um compilado de informações abrangentes e inovadoras sobre os municípios, ideal para campanhas eleitorais municipais.

O coordenador do núcleo de empreendedorismo e inovação do Inatel Startups, Rogério Abranches, conta que durante o evento, que vai acontecer no Laboratório de Ideação do Inatel, no centro de Santa Rita do Sapucaí, será assinado um convênio de cooperação do Inatel com a TSX.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


 Rogério Abranches
Projeto pode trazer benefícios para Santa Rita do Sapucaí, que é a atração de investimentos, diz Rogério Abranches | Crédito: Divulgação Inatel

Ele afirma que a empresa procurou o Inatel – considerada pela Rede Mineira de Inovação (RMI) como a incubadora que mais graduou empresas em Minas Gerais – há pouco mais de um mês e começaram as conversas sobre a parceria. “Sempre que o Inatel identifica como positiva uma parceria para o ecossistema local, para o município e para as pessoas, nós nos colocamos à disposição para auxiliar, dentro da nossa expertise, dando um respaldo local”, diz.

Para o coordenador do núcleo de empreendedorismo e inovação do Inatel Startups, o projeto pode trazer benefícios para Santa Rita do Sapucaí, que é a atração de investimentos. “O primeiro passo é o encontro de nesta quarta (28), que vai contar com lideranças locais, chamado de ativação de liderança. Na oportunidade será apresentado um diagnóstico técnico do município pela TSX”, diz.

Madacaru explica que objetivo da TSX Invest é, além de transferir conhecimento e informações estratégicas sobre o território no que tange a atração de investimentos, discutir setores estratégicos, potencialidades da região e estratégias de diversificação econômica. “Vamos apresentar dados de inteligência também para subsidiar todo o trabalho que a gente propõe”, destaca.

O CEO da TSX Invest ressalta que o evento conta com patrocínio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), já que o trabalho que será desenvolvido tem relação com o propósito do banco, que é o desenvolvimento de Minas. “Temos o apoio também, inclusive com palestra no evento, da Invest Minas (Agência de Promoção de Investimentos do Governo do Estado de Minas Gerais), que converge com a sua missão que é atrair investimentos para Minas Gerais”, diz.

Atuação da TSX Invest em Sete Lagoas – Na última segunda-feira (26), a TSX Invest promoveu a reunião de Kick off da Invest Sete Lagoas – fase Bússola. O intuito do encontro, conforme o executivo, é dar início aos trabalhos para alinhar a agenda bússola, que fará o diagnóstico da maturidade e engajamento da cidade no tema atração de investimentos. Dessa forma, será possível definir os setores prioritários e poderá ser viabilizada a modelagem inicial da IPA Inside com engajamento dos stakeholders (conceito se aplica a qualquer indivíduo ou empresas que podem ser impactados por um negócio).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas