Negócios

Como o tipo de recrutamento impacta quem procura emprego

Como o tipo de recrutamento impacta quem procura emprego
Foto de Resume Genius na Unsplash

As empresas podem usar diferentes métodos para encontrar e selecionar os candidatos ideais para o quadro de funcionários. Profissionais de Recursos Humanos podem variar o tipo de recrutamento de acordo com as necessidades da organização. E você? Sabe o que poderia melhorar o seu lado nesse processo?

É bom ter uma ideia sobre o que você vai encontrar pela frente ao procurar um emprego ou uma oportunidade de evoluir na sua carreira. Essa é uma boa base para refinar estratégias como fazer um currículo mais direcionado às expectativas, valorizar suas competências que mais importam nas entrevistas de emprego e nutrir a sua rede de contatos profissionais. 

Confira o que é importante saber sobre atração de talentos para conquistar a posição que você almeja no mercado de trabalho.

Quais são os principais tipos de recrutamento

Em geral, as empresas precisam atrair talentos quando iniciam suas atividades, enfrentam alguma lacuna de competências ou têm novas demandas para alcançar seus objetivos organizacionais. Isso influi na escolha de um tipo de recrutamento dentro das seguintes abordagens:

  • Recrutamento reativo: adotado quando há uma necessidade concreta, como preencher uma vaga após o desligamento de um colaborador ou responder a alguma mudança na empresa.
  • Recrutamento proativo: é aquele que se adianta às necessidades da organização, seja para formar um banco de talentos alinhados à cultura organizacional ou fazer contratações estratégicas para impulsionar a produtividade e o desempenho profissional da equipe.

A atração de talentos é um tema abrangente e sempre surgem novas tendências de recrutamento, mas estes são alguns dos principais métodos usados atualmente:

  1. Publicidade direta, com o anúncio de vagas de emprego.
  2. Ações de marketing institucional com divulgação nas redes sociais.
  3. Contratação de headhunters e agências especializadas em recrutamento sigiloso.
  4. Programas de estágios e oportunidades de aprendizagem.
  5. Feirão de empregos e eventos de networking.
  6. Recompensas pela indicação de profissionais para o banco de talentos da empresa.
  7. Recrutamento interno, com promoções e transferências, geralmente a partir de um PDI (Programa de Desenvolvimento Individual).

Entenda o impacto de diferentes processos de recrutamento

Cada oportunidade de emprego ou promoção de cargo tem suas particularidades e os processos de recrutamento podem impactar (e muito) as suas chances ao se candidatar a uma vaga. Nem sempre as empresas são transparentes quanto aos métodos adotados, mas você pode pesquisar como é a cultura organizacional e entender melhor o planejamento estratégico do RH.

Por que as empresas fazem processos seletivos em sigilo?

Algumas organizações optam por manter processos seletivos em sigilo quando precisam substituir colaboradores ou planejam fazer mudanças estruturais sem afetar a produtividade e o bem-estar da equipe. Esse tipo de transição pode envolver as chamadas vagas confidenciais, em que os anúncios não apresentam maiores informações sobre a empresa. 

Além disso, pode haver a opção por um recrutamento sigiloso para manter o foco em determinados perfis profissionais — por exemplo, com ajuda de caça-talentos para fazer uma busca especializada de executivos ou fazer propostas de trabalho para pessoas que atuam em outras empresas.

O que faz diferença no recrutamento às cegas?

Ao contrário do que muita gente imagina, um recrutamento às cegas não precisa ser sigiloso para quem se candidata a uma oportunidade de emprego. Nesse tipo de recrutamento, as informações que ficam ocultas são aquelas que poderiam gerar vieses inconscientes na seleção de currículos. Ou seja, o objetivo é evitar ideias pré-concebidas com base em dados como gênero, idade e até grau de escolaridade dos candidatos. 

Essa é uma forma de encontrar pessoas que se encaixam no fit cultural sem prejuízo à diversidade e fazer contratações realmente valiosas para a empresa. Por isso, é importante destacar em seu currículo aquilo que você pode oferecer de melhor dentro das expectativas para um cargo. Quanto maior o seu foco em qualificações, habilidade e competências específicas para desempenhar o papel desejado, maiores serão as suas chances de conquistá-lo.

Como vencer a barreira das vagas invisíveis?

Na tentativa de adotar estratégias mais eficazes de recrutamento, as organizações podem criar vagas que ficam invisíveis para quem está à procura de emprego. Para ficar por dentro dessas oportunidades, é importante fazer networking e compartilhar informações proveitosas com seus contatos em sua área de atuação. Isso pode ser tão ou mais impactante do que enviar seu currículo para as empresas onde você gostaria de trabalhar ou se inscrever em várias plataformas de emprego.

E, mesmo que você já tenha um bom cargo, também vale a pena demonstrar interesse em participar dos processos de recrutamento interno que promovem oportunidades de evolução dentro da própria empresa. Afinal, o que você acabou de ler sobre o processo de atração de talentos pode ser um trunfo na busca de uma colocação profissional alinhada às suas aspirações. 

Para vencer barreiras ao longo da sua trajetória, procure se adaptar melhor a cada tipo de recrutamento e siga em frente até conquistar a tão desejada oportunidade no mercado de trabalho.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas