Negócios

Complexo Pátio Belvedere se prepara para receber novas lojas e inauguração de mais unidades

Duas das quatro unidades do complexo comercial já estão operando, as demais serão inauguradas em junho deste ano e abril de 2026, respectivamente
Complexo Pátio Belvedere se prepara para receber novas lojas e inauguração de mais unidades
Foto: Drogaria Araujo / Divulgação

O Pátio Belvedere será um complexo comercial formado por quatro unidades localizado na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Até o momento, duas já estão em funcionamento e a segunda se prepara para receber novas operações ao longo deste mês. O empreendimento está sendo desenvolvido pela Pentagna Incorporadora em parceria com a Urb3 e a GSA Ativos.

A primeira unidade do complexo foi entregue em 2023 e está ocupado por operações das lojas PatBo, Track&Field, By Dany Duarte, Fillity e Instituto Ivo Faria. Já a primeira loja do Pátio Belvedere II, uma unidade da rede Drogaria Araujo, foi aberta em março deste ano.

O sócio-diretor da Pentagna Incorporadora, Gabriel Pentagna Guimarães, destaca a importância dessa inauguração, que homenageou o fundador da varejista mineira, Modesto Araújo — personalidade que dá nome à rua onde o centro comercial está localizado. “A inauguração reforça o vínculo entre tradição e inovação, marcando a presença de uma das marcas mais queridas de Minas Gerais no coração do Belvedere”, declara.

Loja da Drogaria Araujo no Pátio Belvedere II.
Foto: Drogaria Araujo / Divulgação

O imóvel de 1,6 mil metros quadrados (m²) de área bruta locável (ABL) ainda receberá operações das marcas Prima Linea, Cotê Beauty, One Pilates, Vidya Studio e Roma Panetteria ainda no mês de maio. O objetivo é fortalecer o comércio local e ampliar as opções de consumo e conveniência dos moradores do bairro Belvedere.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O empresário afirma que, além de ampliar o mix comercial, as novas operações também contribuirão para reforçar a proposta do complexo Pátio Belvedere como um espaço de convivência e experiência. “Cada nova loja contribui para tornar o ambiente mais dinâmico e completo, oferecendo produtos e serviços alinhados ao estilo de vida do público da região”, diz.

Segundo ele, a seleção das novas lojas é resultado de um trabalho estratégico de curadoria. Pentagna explica que a ideia é combinar marcas que compartilhem valores de qualidade, inovação e excelência no atendimento. “Buscamos operações com forte apelo regional e nacional, que se destacam pela proposta e identidade. Isso garante não apenas um mix exclusivo, mas também uma ocupação que respeita e valoriza o ambiente urbano ao nosso redor”, afirma.

Expansão do complexo Pátio Belvedere

O Pátio Belvedere está localizado entre a avenida Paulo Camilo Pena e a rua Jornalista Djalma Andrade, em frente à Praça Arquiteto Ney Werneck. A expectativa é de que a terceira unidade do complexo comercial seja entregue em junho deste ano. Já o Pátio Belvedere IV deverá ser inaugurado em abril de 2026.

Até o momento, quatro marcas estão confirmadas para ocupar o espaço do Pátio Belvedere III, são elas: Borora, Panini Comics, Hope e Mercy With Love. Além de uma loja de vestuário feminino, cujo nome ainda não foi divulgado.

O sócio-diretor da Pentagna relata que a estrutura modular dos quatro empreendimentos cria um ecossistema de negócios que se complementam. “Com isso, esperamos um crescimento constante no fluxo de visitantes, aumento do tempo de permanência no local e maior atratividade para consumidores e lojistas”, completa.

Projeto do complexo comercial Pátio Belvedere, em Belo Horizonte.
Foto: Pentagna Incorporadora / Divulgação

As ações de valorização do entorno do complexo ainda inclui a revitalização da praça localizada em frente ao empreendimento comercial. A empresa espera investir cerca de R$ 800 milhões em melhorias na Praça Arquiteto Ney Werneck que, segundo Pentagna, pode ser considerada como uma extensão do projeto. “Com a revitalização, vamos criar mais um espaço de lazer e convivência para a população, contribuindo com o urbanismo qualificado da cidade”, afirma.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas