Negócios

Compras on-line de produtos sustentáveis aumentam 40% no País

Dados compreendem o período de abril de 2022 e março de 2023; 4,4 milhões de usuários brasileiros compraram 4,2 milhões de itens de impacto positivo
Compras on-line de produtos sustentáveis aumentam 40% no País
Crédito: Reprodução Adobestock

A nova edição do estudo “Tendências de consumo on-line com impacto positivo”, do Mercado Livre, indicou que a compra de produtos que contribuem para o desenvolvimento sustentável teve aumento de 40% no Brasil, superando a média da América Latina, que cresceu em 30%. As vendas foram analisadas no Brasil, Argentina, Chile, México, Uruguai e Colômbia entre abril de 2022 e março de 2023.

A pesquisa revelou que o Brasil se destaca nas compras de produtos com impactos positivos. Ou seja, daqueles itens cujo consumo promove a redução de impactos no meio ambiente e/ou a geração de benefícios socioambientais.

Cerca de 7,6 milhões de produtos sustentáveis foram comprados por 4,4 milhões de pessoas na América Latina. No Brasil, foram adquiridos 4,2 milhões de itens de impacto positivo, isto é, 55% do total desses produtos vendidos na região.

Já dos mais de 4,4 milhões de usuários que compraram produtos de impacto positivo na região, o Brasil responde por 60% dessa fatia, um crescimento de 29% em relação ao levantamento anterior.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O aumento nas compras também afetou empreendedores de forma significativa no Brasil. Houve um crescimento de 15% na quantidade de negócios e marcas que vendem produtos sustentáveis, em relação ao ano anterior.

Pesquisas e produtos

Nos últimos seis meses, as buscas por produtos sustentáveis dobraram tanto no Brasil quanto na América Latina. Atualmente, são 130 buscas por minuto no país e 230 buscas por minuto na região. Em todos os países contemplados no estudo do Mercado Livre, incluindo o Brasil, o termo mais pesquisado foi bicicleta.

Assim, no País, as bicicletas estiveram entre os cinco itens de impacto positivo mais vendidos, seguidas por purificadores de água, garrafas reutilizáveis, microondas com alta eficiência energética e leites vegetais. Em se tratando de crescimento de vendas, as fraldas reutilizáveis lideram no País, com aumento expressivo de 190% em relação ao ano anterior.

Já as mercadorias listadas na categoria de Esporte e Fitness lideraram as vendas no Brasil, com as categorias “Equipamento energeticamente eficiente” e “Alimentação Consciente” aparecendo em seguida.

Ainda segundo a pesquisa, a categoria “Cuidado pessoal com impacto positivo” manteve posição de destaque nas compras, que registrou cerca de 220 compras diárias no País. E As categorias que mais cresceram foram: ‘Bebês’, com itens como fraldas reutilizáveis, cujo crescimento foi de 250% na América Latina e 290% no Brasil; e ‘Eletrônicos Recondicionados’, que observou aumento de 160% no país e 110% na região.

*estagiário sob supervisão da edição

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas