Negócios

Conceição do Pará garante renda com jogos de NFT

Conceição do Pará garante renda com jogos de NFT
Empresa recruta jogadores para o negócio, sendo que não é necessário ser jogador profissional | Crédito: Divulgação

Conceição do Pará está nos holofotes do mundo gamer, atividade que tem ampliado a possibilidade de geração de renda de cerca de 80 famílias locais. Localizado na região Oeste do Estado e com uma população estimada de 5.558 pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município está caminhando em direção ao mercado multibilionário da indústria dos jogos

Essa realidade é impulsionada pela empresa Orbe888, que foi criada, recentemente, para ocupar espaços em um negócio prestes a assumir cifras astronômicas: os jogos de token não fungível (NFT), sigla que, em inglês, corresponde à expressão non-fungible token (modalidade explicada nos próximos parágrafos). 

Em todo o mundo, de acordo com publicação da Accenture, a indústria dos jogos já supera um valor de mercado de US$ 300 bilhões, o que demonstra o potencial que empresas do segmento podem alcançar.

Fundada há pouco mais de três semanas, a Orbe888 estima que já movimentou em Conceição do Pará mais de R$ 100 mil incentivando que moradores do município joguem em contas que pertencem à empresa de jogos e que são concedidas, sem custos, para aqueles interessados em conquistar renda por meio dos jogos. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Conforme explica o idealizador e sócio-administrador da empresa, Juan Alcasar, que há anos observa o mercado, desde a criação do bitcoin (dinheiro eletrônico), e antecipou o investimento nos jogos de NFT, a ideia é promover a inclusão social em Conceição do Pará e mostrar que um município com poucos habitantes também pode se inserir no cenário mundial dos jogos, além de lucrar com o negócio e redistribuir a renda obtida. 

Recrutamento de jogadores

Vale ressaltar, contudo, que além dos jogadores que hoje atuam no município, a empresa também cria oportunidades para gamers de todo o País — o número de jogadores não é divulgado por questões estratégicas. 

Atualmente, a empresa recruta jogadores para o negócio, sendo que não é necessário ser jogador profissional, mas ter curiosidade pelo universo que traz elementos da vida real para a virtual, como acontece nos jogos de NFT, e passar pelas preparações da Orbe888 para a atuação nos jogos. 

O idealizador do projeto afirma que “as pessoas têm risco zero” ao entrar no negócio, já que devem cumprir a função enquanto jogadores, utilizando contas subsidiadas pela própria Orbe888.  Em troca, os jogadores recebem 40% da renda gerada nos games, sendo que a empresa já estuda formas de contratação legais para o modelo de negócios, um desafio para o novo mercado que insere na realidade. 

Jogos NFT: conceito

Para entender o universo dos jogos NFT, Juan Alcasar explica que é preciso voltar alguns anos, até as origens das criptomoedas. “Toda essa história começa com o bitcoin. Por quê? Porque o bitcoin solucionou uma questão de criptografia em dados registrados em blockchain, que seria um servidor compartilhado, em que os usuários conseguem acessar as informações de forma descentralizada”, explica o idealizador da Orbe888. 

Juan Alcasar enfatiza que a descentralização é importante para que essas informações não estejam em poder de uma só pessoa e, ao mesmo tempo, garante a rastreabilidade das transações e a segurança dos dados

Como exemplo, Alcasar cita uma cidade na qual os computadores de todas as pessoas são compartilhados e as informações neles contidas pudessem ser acessadas em todos os aparelhos e não só em um. “Dessa forma, todos poderiam checar informações individualmente e em conjunto. Isso é o que faz uma blockchain, o sistema que veio com o bitcoin”, afirma ele. 

Há, ainda, uma segunda característica que norteia o conceito dos jogos NFT: a fungibilidade, que é representada a capacidade de um “objeto” se demonstrar único. A partir dessas tecnologias e conceitos, é possível provar, no mercado virtual, que determinado produto é único, o que abre caminho para os jogadores colecionarem “heróis”/personagens únicos, ponto que explica a movimentação de renda a partir da compra de itens de desejo por parte dos usuários. 

“Se você consegue comprovar a raridade de um item digitalmente, em um mundo de metaverso, ele se torna de grande valor. E a partir disso, colocaram os jogos dentro desse sistema criptografado e de fungibilidade, o que tornou os jogos mais seguros, organizados e valiosos”, explica Alcasar. 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas