Negócios

Conceito “15-minutes city” é destaque em relatório da ONU

Conceito “15-minutes city” é destaque em relatório da ONU
Crédito: Adobe Stock

Em julho deste ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) apresentou o Relatório Manual das Cidades, um documento bianual que compila tendências para um desenvolvimento sustentável urbano. O relatório dispõe de dez temas para as cidades futuras. Entre elas está o “15-minutes city”, ou cidade de 15 minutos, um conceito que organiza todas as necessidades básicas do dia a dia em uma distância próxima a pé ou de bicicleta.

Aplicando na prática, esta tendência busca focar na transformação das cidades, a fim de deixar os espaços mais inclusivos e sustentáveis. Ele vai de encontro com a busca por uma melhor qualidade de vida, promovendo melhorias na mobilidade urbana. Consequentemente, este conceito auxilia para diminuir o efeito das ações climáticas nas cidades.

A partir disso, o maior empreendimento da atualidade na cidade de Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o Inova Parque, contempla em seu projeto arquitetônico as principais inovações do mercado. Com modelo de cidade compacta, o Inova reunirá as necessidades básicas do morador contagense e ajudará no desenvolvimento da região, sem perder o viés sustentável e moderno.

O investimento para o projeto é de R$ 1,3 bilhão e contará com cinco torres residenciais, shopping centers, escolas, hospitais e praças amplas para realização de eventos e shows em Contagem.

Este modelo se torna importante muito por conta do impacto gerado pela pandemia, que também assolou o planeta financeiramente. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, destaca no relatório bianual que o efeito gerado pela Covid-19 e como o mundo deve se preparar as nossas cidades para os próximos surtos.

“As cidades sofreram o impacto da pandemia. As áreas urbanas já abrigam 55% da população mundial, e esse número deve crescer para 68% até 2050. Nosso mundo em rápida urbanização deve responder efetivamente a essa pandemia e se preparar para futuros surtos de doenças infecciosas”, aponta.

Para a vice-presidente da DesignCorpInternational, Milenna Crespo, que é quem está desenvolvendo o projeto arquitetônico do Inova Parque, a questão da sustentabilidade é o principal foco do empreendimento, que conta com grandes áreas verdes e conectadas ao projeto.

“A gente está trabalhando nessas questões de sustentabilidade, com grandes áreas verdes no entorno, que vão estar conectadas ao projeto e que já dão essa mensagem da sustentabilidade em si. O projeto já nasce com essa preocupação da área verde e com essa consciência, não é nem só uma preocupação, é a consciência do quanto isso é importante dentro do projeto.”

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas