Negócios

Concert Technologies vai diversificar segmentos atendidos

Grupo mineiro vai investir mirando crescimento de até 25% ao ano
Concert Technologies vai diversificar segmentos atendidos
A Concert Technologies presta serviços para operações, através da Concert Engenharia | Crédito: Divulgação Concert Technologies

A Concert Technologies, grupo empresarial focado em soluções de Tecnologia da Operação (TO), registrou em 2024 um avanço de 20% no faturamento, que gira em torno de R$ 60 milhões anuais. Com mais de 40 anos de atuação no mercado, sendo referência em projetos aeroespaciais e de energia no Brasil, a Concert está investindo na diversificação dos setores atendidos. A medida é considerada importante para garantir maior sustentabilidade do faturamento e dos planos de crescimento. 

Conforme a CEO da Concert Technologies, Bárbara Lotzniker, o grupo está investindo 50% dos resultados operacionais no projeto para atender novos segmentos. Colocado em prática no início deste ano, o projeto inclui estudos para identificar novos segmentos promissores. A princípio a ideia é estender o atendimento aos setores de óleo, gás, automobilístico e outros que apresentem potencial.

“Nosso plano para 2025 é negociar 20% a mais sobre 2024. Estamos com o foco muito importante em vendas com o olhar para outros segmentos. Percebemos que o segmento de energia já não é o único que pode receber a nossa atuação, a nossa expertise, especialmente, em projetos de hardwares e softwares. Podemos entregar essas inovações para outros segmentos. Então, estamos fazendo um investimento grande para podermos atuar em outros mercados”.

Ainda segundo Bárbara Lotzniker, como o projeto ainda está em fase inicial, a Concert está trabalhando os novos mercados, entendendo como funcionam, abordando e mapeando as empresas.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Bárbara Lotzniker
Bárbara Lotzniker: foco importante em vendas | Crédito: Divulgação CT / Victor Schwaner

“Como é um investimento novo, é necessário um tempo para ele se consolidar, mas esperamos já colher resultados ainda neste ano. Assim, projetamos crescer 20% em vendas, com isso deve acontecer mais no segundo semestre, esperamos ampliar em 15% o faturamento em 2025”. 

Bárbara Lotzniker explica ainda que a diversificação do atendimento é importante para a sustentabilidade financeira da empresa. Ao longo dos anos, a Concert Technologies percebeu que no setor de energia há oscilações de demanda, isso, em razão do modelo tarifário do setor de energia e da forma como a Aneel determina os investimentos em pesquisa e inovação.    

“Queremos atuar em segmentos diferentes para não ficarmos tão vulneráveis às oscilações de demanda de um setor específico. Com a diversificação, teremos um crescimento constante. Não buscamos crescimentos agressivos, mas queremos crescer de 20% a 25% ao ano, de forma sustentável e mantendo a nossa operação”.

A diversificação do mercado também vai gerar mais postos de trabalho. Bárbara Lotzniker explica que devido aos projetos efetuados pela Concert serem bastantes específicos, atendendo a demanda de cada empresa, são necessários funcionários capacitados e haverá novas contratações à medida que as vendas forem acontecendo. 

Entre os principais produtos trabalhados, a Concert Technologies oferece a prestação de serviços para operações, através da Concert Engenharia. Na Concert Lab o serviço é bastante customizado, ouvindo os problemas que o cliente tem e desenvolvendo, em parceria, a solução via hardwares, softwares, Inteligência Artificial (IA).

Na Concert Space, unidade focada no setor aeroespacial, a ideia, para 2025, é continuar desenvolvendo parcerias, aproveitando as subvenções dos governos. A empresa atuou em projetos junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), como o MLBR – um veículo lançador de satélites. A ideia é incluir novas iniciativas financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Os resultados da Concert em 2025 também serão impulsionados pela plataforma “thingable! IoT Machine Care”, voltada para o mercado de locação de máquinas pesadas. A ferramenta realiza o monitoramento dos equipamentos em tempo real, utilizando recursos de Telemetria Avançada. O software identifica problemas remotamente, permitindo uma melhor gestão da frota por meio de indicadores como consumo de combustível, localização das máquinas, tensão na bateria, horas trabalhadas e temperatura do motor. 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas