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Frota 100% elétrica: concessionária de rodovia mineira passa a operar somente com carros elétricos

Além do uso de carros elétricos, concessionária também irá implantar carregadores que serão disponibilizados aos usuários das rodovias
Frota 100% elétrica: concessionária de rodovia mineira passa a operar somente com carros elétricos
Foto: Divulgação EPR

A concessionária EPR Triângulo Mineiro firmou uma parceria com a montadora de carros elétricos BYD e, agora, passará a operar com 100% dos veículos leves movidos a energia elétrica. A iniciativa envolve a substituição integral de veículos administrativos e de inspeção que atuam nos mais de 600 quilômetros sob concessão no Triângulo Mineiro e no Alto Paranaíba, em Minas Gerais.

Em nota, a EPR informou que a frota leve é utilizada em atividades administrativas, engenharia, monitoramento da rodovia e serviços de atendimento ao usuário, como socorro mecânico, suporte a panes e recarga de bateria. Ao todo, 38 veículos elétricos da BYD passaram a integrar a operação da concessionária.

Desse total, 34 são modelos Dolphin Mini, sendo 14 na versão cargo, além de dois BYD Song Pro e dois BYD Dolphin GS. Vinte e quatro veículos atendem às áreas administrativas e de engenharia. Já as versões cargo do Dolphin Mini operam como viaturas de inspeção, percorrendo cerca de 15 mil quilômetros por mês no acompanhamento das rodovias e no atendimento direto aos usuários.

Segundo o diretor-executivo da EPR Triângulo Mineiro, Alejandro Radice, a eletrificação da frota está associada a ganhos operacionais e à redução de emissões. “A eletrificação da frota representa um passo estratégico para nossa operação. Nos tornamos mais eficientes e alinhados às metas de descarbonização do setor. A parceria com a BYD eleva nosso padrão tecnológico e abre caminho para a modernização das concessões rodoviárias”, afirma.

Com a substituição integral dos veículos a combustão, a concessionária deixará de emitir aproximadamente 300 toneladas de dióxido de carbono por ano. A medida integra a estratégia ESG do Grupo EPR, com foco na redução de impactos ambientais e no uso mais eficiente de energia nas operações rodoviárias.

A parceria entre a EPR e a BYD também prevê a implantação de infraestrutura de recarga ao longo da concessão. Já foram instalados carregadores elétricos no escritório da concessionária, em Uberlândia, e em bases operacionais distribuídas ao longo dos 627,4 quilômetros da malha viária. A estrutura garante o abastecimento da frota em regime contínuo, com operação 24 horas por dia.

Na próxima etapa do projeto, parte dos carregadores será disponibilizada aos usuários das rodovias, com a criação de um corredor elétrico regional no interior de Minas Gerais. A iniciativa busca ampliar o acesso à recarga para veículos elétricos em circulação nas rodovias concedidas.

Para o vice-presidente sênior e head de Comercial e Marketing da BYD no Brasil, Alexandre Baldy, a parceria reforça o papel das empresas na transição energética. “Valorizamos iniciativas que representam passos concretos em direção a um futuro ambientalmente responsável. A parceria com o Grupo EPR envolve a adoção de veículos eletrificados e carregadores da BYD e o incentivo ao uso de soluções de mobilidade sustentável”, afirma.

Radice informa que novos estudos estão em andamento para a ampliação do projeto. Estão em análise modelos elétricos para veículos pesados, como guinchos, ambulâncias e caminhões de apoio, o que pode permitir, em uma próxima fase, a eletrificação de toda a operação de resgate e atendimento ao usuário nas rodovias administradas pela concessionária.

Trechos sob responsabilidade da concessionária

  • BR-452 – Entre os cruzamentos com a MG-190 (Nova Ponte) e a BR-262 (Araxá)
  • MGC-452 – Entre os cruzamentos com a BR-365 (B), em Uberlândia, e a MG-190 (Nova Ponte)
  • MGC-462 – Entre os cruzamentos com a BR-365 (Patrocínio) e a BR-452 (A). Recomeça no cruzamento com a BR-452 (B) e termina no cruzamento com a BR-262 (Perdizes)
  • LMG-782 – Entre os cruzamentos com a BR-365 (Monte Carmelo) e com a MG-190 (Iraí de Minas)
  • LMG-798 – Entre o cruzamento com a MG-190 (Nova Ponte) até Uberaba
  • LMG-812 – Entre os cruzamentos com a MG-190 (Nova Ponte) e a BR-452, ainda em Nova Ponte
  • MG-190 – Entre os cruzamentos com a BR-365 (Romaria) e a LMG 798 (Nova Ponte). O trecho de 2 km referente à Barragem da Usina Hidrelétrica de Nova Ponte não compõe o Sistema Rodoviário
  • MG-427 – Entre os cruzamentos com a BR-050/BR-262, em Uberaba, e a BR-364 (Planura)
  • BR-365 – Entre os cruzamentos com a CMG-462 (Patrocínio) e o Anel Viário de Uberlândia
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