Confeitar Minas acontece até amanhã no Minascentro

A proximidade do Natal aponta para um calendário de festas, confraternizações e comilanças. Todo esse desejo por guloseimas especiais gera uma série de oportunidades de trabalho e negócios no Brasil.
E é por isso que a edição de Natal da “Confeitar Minas 2022”, que será realizada até o dia 27 de outubro, no Minascentro, abre 2 mil vagas para aulas e workshops gratuitos, com temas variados, de Bolos Natalinos, Pinheiros de Chocolates e Guirlandas de Brownie aos tradicionais panetones.
De acordo com a organizadora do evento, confeiteira e idealizadora do Projeto Empreendendo no Lar, Dani Formigueiro, a ideia é divulgar as tendências e novidades de receitas desta época do ano para confeiteiros iniciantes, intermediários, avançados e pessoas apaixonadas pela confeitaria.
“A ideia é que essas pessoas possam gerar uma renda extra neste período que é tão promissor para as vendas e aproveitar os conhecimentos durante o ano inteiro. A técnica para confeitar um bolo ou um biscoito é a mesma, independentemente do tema, então o que começa agora pode ser levado pela vida toda”, afirma Dani Formigueiro.
As aulas e workshops vão ser promovidos em três arenas, que irão receber grandes nomes da confeitaria ao longo de todos os três dias. As senhas para as aulas serão distribuídas 30 minutos antes de elas se iniciarem, na própria arena onde serão ministradas. São quatro espaços: Arena Maria Chocolate, Arena Empreendendo, Arena Confeitar e Arena Kids (para crianças entre 10 e 14 anos).









O Minascentro ainda vai contar com uma Praça de Alimentação com espaço para intervenções artísticas com peças de teatros e shows musicais com artistas mineiros e onde as confeiteiras vão poder vender os doces que produzem artesanalmente como bolos e quitandas mineiras, bombons, trufas e tortas.
“O conteúdo está muito bom e com investimento baixo. As aulas sempre utilizam elementos mineiros, valorizando os ingredientes locais. Tudo de fácil venda. A pandemia reforçou a valorização do artesanal. Nessa época do ano, as confeiteiras trabalham principalmente com a linha de sobremesas e linha de lembrancinhas, inclusive corporativas. Teremos um espaço para gerar parcerias. É um momento de fazer networking e conhecer o que está acontecendo em diferentes partes do Brasil”.
O evento contará ainda com aulas inclusivas e dedicadas a opções saudáveis. No dia 25, será ministrada uma aula inclusiva para pessoas com deficiência (PcDs). O tema será panetone de biomassa com recheio e decoração natalina. E no dia 27, uma aula especial para deficientes auditivos sobre bombons e trufas, que terá tradução em libras.
“Temos uma grande preocupação em promover um evento o mais inclusivo possível. Essas são as primeiras oficinas que idealizo. São aulas pensadas exclusivamente para eles e só se sobrarem vagas, abrimos para o público amplo”, destaca a idealizadora da Confeitar Minas.
Os ingressos para o evento estão disponíveis pelo link aos preços de R$ 12,50 o dia ou R$ 27,50 para todo o evento.
Ouça a rádio de Minas