Confira dicas de livros para leitura do fim de semana!

Da infância simples ao empreendedorismo em série
O empresário brasileiro André Duek, dono de vários negócios nos Estados Unidos e ex-CEO do Grupo Forum, está se preparando para navegar por novos mares. Desta vez, ingressa no mundo da escrita, com o lançamento do livro “Potência Empreendedora”, pela Editora Gente, que pretende levantar a bandeira do empreendedorismo como fator de mudança social. Ao longo das 224 páginas, André traz histórias reais e insights valiosos obtidos em sua trajetória profissional como colaborador no Brasil e como empreendedor durante 11 anos em um outro país, vivenciando experiências em cinco setores econômicos diferentes. “Acredito que tenho muita bagagem para compartilhar. E ela está materializada em forma deste livro, que traz exemplos e vivências acumuladas ao longo de mais de 35 anos de estrada profissional”. Dividido em quatro blocos, o livro é considerado um verdadeiro guia de empreendedorismo: ajuda os futuros empreendedores a estruturarem estratégias eficientes para alavancar sua carreira enquanto intraempreendedores e alcançar cargos de C-Level, traz subsídios para auxiliá-los a empreender do zero, com orientações práticas sobre como começar um negócio de forma enxuta e evitar armadilhas comuns, além de fornecer ferramentas para levar os empreendimentos a patamares mais elevados. Além disso, a obra ainda fornece conhecimento para o desenvolvimento de habilidades ligadas à liderança, networking, gestão financeira e internacionalização de negócios. (Potência Empreendedora, André Duek, Editora Gente, 224 páginas, R$ 64,90)
Livro conversa com crianças sobre habitações

Em “Meu Imóvel, Meu Mundo Kids”, as crianças não são apenas as protagonistas das mudanças do futuro, elas também são cidadãs capazes de transformar o presente. A partir desta perspectiva, o pesquisador sobre mercado imobiliário, estatístico e futurologista do morar, Marcus Araujo, leva o diálogo sobre habitações e sustentabilidade para o público infantil.Com personagens carismáticos, plurais e de famílias diversas, o autor best-seller do setor de imóveis atravessa temas como coleta seletiva de lixo, direito à moradia digna, produção de energia fotovoltaica e aproveitamento de espaços dos lares, apoiados por uma linguagem simples e ilustrações coloridas. Araujo conduz os pequenos por uma viagem pela história das habitações e faz um convite para os leitores refletirem sobre sua relação pessoal com os lugares onde moram.No enredo, a professora Nísia – uma homenagem à poetisa, escritora e educadora potiguar de mesmo nome – propõe conversas com uma turma sobre as diferentes experiências e realidades do morar. Além de auxiliar as crianças a entenderem os próprios contextos de vida, também aborda os problemas enfrentados pelas pessoas em situação de vulnerabilidade.A partir disso, os estudantes conhecem organizações não governamentais, aprendem sobre as profissões imobiliárias, defendem o meio ambiente e até escrevem uma carta dedicada aos governantes para exigir estrutura básica a todos os habitantes da cidade. Eles ainda descobrem como utilizar todos os lugares da casa, como a sala, a cozinha, a varanda, a área de serviços e os espaços ao ar livre.Primeiro lançamento de uma série de três livros, “Meu Imóvel, Meu Mundo Kids” contou com o auxílio de profissionais da pedagogia para a construção da história e faz parte de um projeto idealizado para implementação em escolas brasileiras. (Meu Imóvel, Meu Mundo Kids – livro 1, Marcus Araujo, Editora Imóvel Books, 108 páginas, R$ 89,90)
Livro escrito com a ajuda do ChatGPT

Desde o lançamento do ChatGPT, em novembro do último ano, a popularização da Inteligência Artificial tem despertado inúmeras inquietações. E não é para menos: segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Casagrande com mais de 9.000 educadores de todo o Brasil, 73% dos professores pesquisados acreditam que a IA terá um alto impacto na educação nos próximos anos. É um cenário desafiador e repleto de incertezas.Para auxiliar os professores a lidarem com essa questão, Ronaldo Casagrande, vice-presidente do Instituto, está lançando o livro “Navegando por águas inexploradas: orientando educadores para a revolução da inteligência artificial”. Trata-se de um guia prático e inovador sobre inteligência artificial na educação especialmente elaborado para os professores da educação básica e que já está disponível gratuitamente para download em todo o território nacional. Durante a elaboração da obra, Ronaldo Casagrande contou com a colaboração do próprio ChatGPT – uma ferramenta de inteligência artificial que, no livro, foi denominada de “Bartolomeu Cognição”. (Navegando por águas inexploradas: orientando educadores para a revolução da inteligência artificial, Ronaldo Casagrande, Editora dos Autores, 136 páginas, download gratuito: https://l1nq.com/JMrt8)
Desafios e transformações da comunicação descentralizada

Nova leitura obrigatória para empreendedores, influenciadores, gestores, “marketeiros”, varejistas e profissionais de comunicação que esteja construindo seu bem mais valioso, a sua marca, acaba de ser lançado o novo manual do marketing moderno: “Todos Somos Uma Marca”, de Alfredo Soares.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Como se comunicar de forma mais assertiva, em um mundo da descentralização das informações? Como encantar o consumidor que tem tantas opções e tão pouco tempo? Como dominar as novas ferramentas do marketing? O que de fato é branding? Como criar experiência e continuar inovando? Essas são as questões que Alfredo Soares responde em seu terceiro livro, “Todos Somos Uma Marca”, publicado pela Editora Gente, literalmente um manual prático de como criar um ecossistema de vendas para adquirir clientes mais barato, monetizar com a escada de valor e fidelizar promovendo mais indicações.Além de sua própria experiência e as histórias inimagináveis vividas por ele desde que começou vendendo cartões de porta em porta no Rio de Janeiro até o sucesso com o IPO na bolsa de New York com a VTEX e hoje atuando no G4 Educação, Alfredo Soares também conversa com grandes nomes do setor e analisa cases do mercado atual, trazendo visões de diferentes profissionais. (Todos Somos uma Marca, Alfredo Soares, Editora Gente, 224 páginas, R$ 41,90)
Ouça a rádio de Minas