Confira destaques do mundo dos negócios!

Thyssenkrupp lista seu negócio de hidrogênio
Com a listagem de 7 de julho, a Thyssenkrupp lançou a Thyssenkruppnucera, um dos principais fornecedores mundiais de plantas de eletrólise para produção de hidrogênio verde, na Bolsa de Valores de Frankfurt (Prime Standard) de forma bem-sucedida. A receita bruta do IPO, de cerca de 526 milhões de euros, será investida no crescimento do negócio de hidrogênio. Sujeito à alocação de mais ações para estabilizar preços (opção “greenshoe”), o grupo manterá uma participação de pelo menos 50,2% do negócio. Durante o IPO, mais de 30 milhões de ações foram disponibilizadas, das quais mais de 26 milhões eram novas, com preço fixado em 20 euros por ação. Portanto, a capitalização de mercado da Thyssenkruppnucera é de cerca de 2,53 bilhões de euros. Além disso, a receita bruta acumulada pela empresa com a venda das novas ações chega a cerca de 526 milhões de euros. O fundo soberano da Arábia Saudita (PIF) e um fundo do banco francês BNP Paribas garantiram uma parte substancial do volume da emissão e estão atuando como investidores fundamentais nesse processo. A parceira de joint venture, De Nora, manterá uma participação de pelo menos 25,9% na Thyssenkruppnucera, sujeita à alocação de mais ações para estabilizar o preço das ações. A Thyssenkruppnucera possui uma carteira de pedidos bem preenchida, no valor de cerca de 1,4 bilhão de euros. Os projetos contratados têm uma capacidade combinada e instalada de eletrólise de mais de 3 GW, que inclui uma das maiores plantas de eletrólise planejadas do mundo, localizada na Arábia Saudita, com capacidade de mais de 2 GW; uma planta de 200 MW para a Shell, no Porto de Roterdã, na Holanda; e uma planta de 700 MW para uma siderúrgica na Suécia. Apenas no campo de negócios de eletrólise alcalina de água, a thyssenkruppnucera espera faturar cerca de 600 euros a 700 milhões de euros no ano fiscal de 2023/24.
Academia Amazon Sebrae alcança 179 mil empreendedores
A Academia Amazon Sebrae atingiu a marca de 179 mil acessos nos seis primeiros meses de 2023. O número ultrapassa o dobro contabilizado entre março e dezembro do ano passado, quando teve 72,4 mil acessos. Para alcançar ainda mais empreendedores, no dia 27 de julho, às 18h, será promovida uma live com foco no comércio de alimentos e bebidas por meio da plataforma. A proposta é ampliar o acesso ao mercado digital para minimercados, pequenos produtores, importadoras e empórios. Esta é a terceira live do ano: os donos de pequenos negócios dos segmentos de artesanato e casa e construção já foram contemplados. Em 2022, os primeiros temas a serem debatidos foram moda e beleza. Para setembro deste ano, está programado outro bate-papo com foco na internacionalização.
Loja Elétrica na maior feira de negócios da indústria
Com uma longa trajetória no fornecimento de materiais elétricos para o varejo e os setores de siderurgia, mineração e celulose, a Loja Elétrica estará na Expo Usipa, em Ipatinga, de 19 a 21 de julho, para apresentar sua linha de equipamentos industriais e de automação, iluminação e condutores elétricos. Segundo o engenheiro Luiz Vaz, coordenador de vendas da companhia, a expectativa é aumentar em 10% o volume de negócios, especialmente nas áreas de engenharia e manutenção. A Expo Usipa é reconhecida como uma das maiores feiras de negócios da indústria, comércio e prestação de serviços do país e recebe dezenas de milhares de visitantes.
Supermercados de Minas aderem à bobina 100% sustentável
A iniciativa, que consiste na retirada do tubete plástico das bobinas de papel utilizadas pelos frentes de caixa, vem ganhando adesão das principais empresas do setor em Minas Gerais. Com o novo processo, o produto vem enrolado em si próprio, dispensando os tubetes de plástico utilizados até então para embobinar a peça, o que está em linha com as melhores práticas de ESG desenvolvidas no setor supermercadista.
Gerdau é a única no Ranking Merco Responsabilidade ESG
A Gerdau é a única produtora de aço entre as 100 empresas mais bem posicionadas na 9ª edição do Ranking Merco Responsabilidade ESG, ocupando a 53ª posição geral. A companhia também lidera o ranking, que destaca as organizações com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, na categoria “mineração, siderurgia e metalurgia”. A pesquisa de campo do Ranking Merco Responsabilidade ESG no Brasil ocorreu entre julho 2022 e dezembro de 2022. Assim como a anterior, a nona edição apresenta as 100 melhores empresas em um cenário geral de responsabilidade ESG. A metodologia de análise engloba 14 diferentes fontes de informação, consolidadas em 3.874 entrevistas.
Ouça a rádio de Minas