Confira 7 estratégias para precificar produtos e serviços e ampliar a competitividade do seu negócio

A precificação de produtos e serviços é uma etapa que ainda gera muitos questionamentos, sobretudo para quem está iniciando no universo do empreendedorismo.
O estudo “Pricing Censo 2024”, da InfoPrice, analisou mais de 240 negócios e constatou que 72,1% ainda dependem de planilhas ou métodos manuais para uma das decisões mais críticas de qualquer empreendimento. Além disso, 20% dos negócios ainda dependem de metodologias manuais.
Para superar esses desafios, há estratégias que ajudam a transformar a definição de preços em uma metodologia estruturada e com resultados mais eficientes.
Veja a seguir sete dicas que podem ajudar nesta missão.
1. Utilize ferramentas de cálculo
Entre as ferramentas disponíveis para precificação, há o marketup, por exemplo, um índice utilizado para calcular o preço de venda de um produto ou serviço, adicionando uma margem de lucro ao custo de produção ou aquisição.
2. Mapeie todos os custos diretos e indiretos
Faça o mapeamento completo de seus gastos operacionais, como custos diretos (matérias-primas e mão de obra) e custos indiretos (despesas administrativas, aluguel, energia e marketing). Também é importante avaliar os valores entre fixos e variáveis, de acordo com cada negócio.
3. Calcule a margem de contribuição adequada
A margem de contribuição representa quanto sobra das vendas para cobrir despesas fixas e gerar lucro, calculada com base nos custos variáveis sobre o valor das vendas.
4. Monitore indicadores de desempenho
A diferença entre uma estratégia de preços que funciona e uma que fracassa está nos indicadores de desempenho, que permitem avaliar a eficácia da precificação e fazer os ajustes necessários para maximizar o desempenho do negócio. É importante priorizar métricas como rentabilidade, lucratividade e capital de giro.
5. Analise a concorrência sem copiar preços
Entenda que apenas copiar os valores praticados por concorrentes pode gerar prejuízos. Portanto, esse valor pode ser usado como referência para uma análise competitiva, observando as características de cada negócio.
6. Considere a percepção de valor do cliente
Essa estratégia consiste em considerar os benefícios que o cliente percebe no produto ou serviço, permitindo preços superiores quando o valor agregado justifica o investimento.
7. Estabeleça o ponto de equilíbrio operacional
Para responder à pergunta sobre o volume mínimo de vendas necessário para cobrir todos os gastos, é preciso ter um ponto de equilíbrio calculado, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O cálculo é feito com base na divisão entre os gastos fixos e a margem de contribuição unitária.
A estruturação da área, aliada ao uso de tecnologia adequada, pode transformar o desempenho financeiro e garantir competitividade de forma sustentável no mercado.
Colaborador
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