Congresso da Federaminas reúne lideranças empresariais em Araxá para debater inovação e sustentabilidade
O 27º Congresso da Federaminas, aberto nesta quinta-feira (30) no Grande Hotel e Termas de Araxá, consolida-se como o principal fórum de negócios e inovação do Estado. O evento, que segue até domingo (2), reúne empresários, gestores públicos e especialistas de todo o país para discutir o futuro dos negócios sob o tema “Conectando Negócios, Transformando o Futuro”. Sustentabilidade, governança e transformação digital estão no centro da programação, que inclui palestras, painéis e debates sobre novos modelos de gestão empresarial.
Pela primeira vez, o congresso será carbono neutro, compensando todas as emissões de energia, deslocamento e resíduos geradas durante o evento. A ação – conduzida em parceria com a startup mineira E2Carbon – marca um avanço na agenda ambiental do setor empresarial. A compensação será feita por meio de créditos de carbono certificados, provenientes de três produtores rurais de Minas Gerais.
“O crédito de carbono é um ativo que nasce de uma prática ambiental positiva, seja pela captura ou pela redução de emissões. Tudo é auditável e mensurável […] No caso da Federaminas, é um passo simbólico e concreto que aproxima os empresários mineiros das soluções ambientais em curso no mercado”.
diretor da E2Carbon, Rafael Melo
Segundo o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, a meta é fazer da neutralização de carbono uma prática permanente nos eventos da entidade. “O tema sustentabilidade é mais que uma tendência, é uma necessidade. Queremos mostrar que é possível gerar resultados concretos para os negócios e, ao mesmo tempo, preservar o planeta”, afirmou.
Programação reúne líderes e especialistas em sustentabilidade e inovação
A programação do congresso combina temas estratégicos e grandes nomes do cenário nacional. A abertura oficial nesta quinta-feira (30) conta com a palestra da jornalista Giuliana Morrone, que abordou os impactos da sustentabilidade nos negócios e no comportamento do consumidor.
Na sexta-feira (31), o empreendedor Estevan Sartoreli, fundador da Dengo Chocolates, fala sobre governança consciente e transformação sustentável. No sábado (1º), o jornalista e escritor Pedro Doria apresenta a palestra “Como implantar inteligência artificial no varejo em dois meses”, seguida do atleta e apresentador Flávio Canto, que encerra a manhã com o tema “Os 3Cs – Construir, Conquistar e Compartilhar”, sobre a transição da cultura de performance para a de legado.
Entre os painéis mais aguardados, estão o Painel Grandes Empresas: A transformação sustentável, com Carlito Arruda (Arruda Alimentos), Rosane Santos (Samarco) e Fernando Passalio (Copasa). O Painel Federaminas Mulher terá participação da presidente e diretora editorial do Diário do Comércio, Adriana Muls, ao lado de Daniela Grelin, diretora executiva do Pacto Global, e da ministra Cármen Lúcia, que participa de forma virtual. O debate abordará o protagonismo feminino e os desafios da liderança sustentável. Já o Painel CEAJE discutirá a reforma tributária com representantes da OAB-MG e do Tribunal Regional Federal.
Federaminas reforça papel das associações no desenvolvimento sustentável de Minas
“O Congresso da Federaminas é, acima de tudo, um espaço de troca e aprendizado, onde lideranças empresariais compartilham experiências e constroem novas perspectivas de gestão”, destaca Valmir Rodrigues.
A Federaminas reforça no congresso o papel das associações comerciais como agentes de desenvolvimento regional e transformação social. Segundo Valmir Rodrigues, o encontro reafirma que é possível crescer com responsabilidade e gerar impacto positivo.
“Nosso congresso propõe uma reflexão sobre o papel das empresas no futuro – empresas que inovam, respeitam o meio ambiente e valorizam as pessoas”, afirma o presidente.
A programação inclui também a entrega do Prêmio Mulheres Além das Gerais e do Mérito Empresarial, que reconhecem associações e empresários com destaque na promoção do associativismo mineiro.
“É um momento de aprendizado e de convivência, reunindo lideranças que acreditam no potencial transformador do empreendedorismo”, completa Rodrigues.
Com apoio de grandes parceiros, Federaminas mantém tradição de integrar lideranças empresariais em Araxá
Realizado anualmente, o Congresso da Federaminas consolidou-se como um dos mais relevantes encontros do associativismo empresarial no País. A 27ª edição, promovida em parceria com o Sebrae e apoio institucional da CACB, Federaminas Mulher, Federaminas Jovem, CEAJE e ACIA, marca o retorno do evento à cidade de Araxá, após a edição de 2024 em Caeté.
O encontro é sediado no Grande Hotel e Termas de Araxá, patrimônio histórico e cultural de Minas Gerais, conhecido por sua arquitetura monumental e estrutura de hospitalidade. Durante quatro dias, empresários, gestores e representantes de entidades de classe participam de painéis, palestras e treinamentos sobre temas como inovação, governança, sustentabilidade e transformação digital.
Segundo Valmir Rodrigues, o evento reafirma a missão da entidade em fortalecer o papel das associações comerciais na economia mineira.
“O associativismo é uma força que transforma comunidades. Queremos inspirar os empresários a pensar além do lucro, buscando impacto positivo para as regiões onde atuam”, afirma.
O congresso tem patrocínio de Sicoob, Samarco, Arruda Alimentos, Grupo Dec Minas, Prefeitura de Nova Lima, BDMG, Codemge e Governo de Minas, além do apoio de instituições como Global Gateway, AL Invest Verde e Empreender.
PROGRAMAÇÃO
27º Congresso da Federaminas
30 de outubro a 2 de novembro de 2025
Grande Hotel e Termas de Araxá – Araxá (MG)
Tema: Conectando Negócios, Transformando o FuturoQuinta-feira (30/10)
- 14h30 – Abertura oficial
- 15h – Palestra Sustentabilidade nos negócios, com Giuliana Morrone
- 16h15 – Economia Circular, com Maria Laura Tergilene
- 16h45 – Painel Federaminas Jovem: A nova liderança sustentável
- 17h30 – Premiação Federaminas Jovem
Sexta-feira (31/10)
- 9h – Estevan Sartoreli (Dengo Chocolates): Governança consciente
- 10h45 – Painel Grandes Empresas: transformação sustentável
- 14h – Painel Federaminas Mulher, com Daniela Grelin, Adriana Muls e Cármen Lúcia
- 15h45 – Painel CEAJE: Reforma Tributária
- 20h – Prêmio Mulheres Além das Gerais
Sábado (1º/11)
- 9h – Pedro Doria: Inteligência artificial no varejo
- 11h15 – Flávio Canto: Os 3Cs – Construir, Conquistar e Compartilhar
- 20h – Mérito Empresarial 2025
Ouça a rádio de Minas