Conjuntura altera a rota de empresário
A mudança de ano pede vida nova. Mais neste tempo de crise sanitária, que leva as pessoas a repensar a sua existência, a buscar outros caminhos para a vida profissional. Foi isso o que ocorreu com o empresário Guilherme de Carvalho Madureira há quase 5 anos. Entre 2016 e 2017, as consequências da situação econômica fizeram que ele deixasse o setor gráfico e procurasse uma saída.
“Tive que buscar novas oportunidades”, diz Guilherme Madureira. Foi de um lado para o outro, conheceu sistemas de vendas diretas e achou seu caminho na Royal Prestige, marca Hy Cite Enterprises, uma empresa que nasceu nos Estados Unidos, em 1959, e hoje está em 17 países. Entrou lá em fevereiro de 2017, conciliou com o antigo trabalho e dois meses depois fechou a gráfica. Criou a HD Vida Saudável, distribuidora da linha de utensílios e equipamentos culinários da multinacional, e não parou mais. “Coloquei toda a minha energia no novo negócio. Não foi uma mudança planejada e sim consequência da situação econômica, mas deu muito certo.”
Guilherme Madureira conta que ganhou qualidade de vida. “Hoje sou dono do meu tempo. Antes, quando estava na gráfica, tinha que cuidar da parte financeira, operacional, administrativa… Agora, só da comercial”, relata. A empresa, segundo ele, está consolidada e com muitos planos de crescimento. “Sempre buscamos a expansão. Estamos em Belo Horizonte, Zona da Mata mineira, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e começo dos trabalhos no Sul de Minas. Temos um time forte.” Hoje, Madureira tem com a sua distribuição um faturamento médio mensal de R$ 80 mil e já está entre principais distribuidores da multinacional no Brasil.
São os empreendedores que, de acordo com ele, entram no negócio sem necessidade de investimento financeiro e recebem 16% do que comercializam. “A pessoa que em um espaço de até 12 meses conseguir alcançar vendas acumuladas no valor de R$ 200 mil é oferecida a oportunidade de se transformar em um distribuidor da multinacional, com lucro médio de 32% sobre as vendas”, explica o empresário.
Guilherme Madureira diz que, se for do interesse, o empreendedor é orientado a abrir uma empresa. Por meio dela, passa a distribuir os produtos Royal Prestige ao assinar um contrato com a multinacional, que oferece uma linha de mais de 80 produtos.
Trabalhando com Madureira na multinacional há profissionais dos mais diferentes perfis, desde pessoas aposentadas que gostariam de voltar ao mercado de trabalho, advogados, gerentes de bancos a pessoas que sequer possuem a formação superior: “as características essenciais de um bom empreendedor na HD Vida Saudável não passam necessariamente pela formação escolar, o essencial é ser proativo, disciplinado e ter uma vontade genuína de construir o próprio caminho, a própria história profissional.”
Os interessados em conhecer mais sobre a HD Vida Saudável e, quem sabe, também dar uma virada em sua jornada profissional em 2022, podem acessar o site www.hdvidasaudavel.com.br/.
Ouça a rádio de Minas