Conselho da Vale nomeará ‘de forma célere’ novos membros substitutos após renúncias

Rio de Janeiro – A Vale informou nesta terça-feira que seu conselho de administração “procederá, de forma célere, com a recomposição do colegiado por meio da nomeação de dois membros substitutos”, após a renúncia de dois conselheiros independentes em menos de quatro meses.
Com as renúncias, o número de conselheiros independentes no colegiado somará seis, abaixo dos sete exigidos pelo estatuto social da companhia.
Os novos membros que serão nomeados servirão até a próxima Assembleia Geral Extraordinária, cuja convocação ocorrerá posteriormente. A seleção de nomes será conduzida pela consultoria Korn Ferry.
Os conselheiros independentes que renunciaram foram José Penido, em março, e Vera Marie Inkster, na véspera. Sem ambos, o colegiado ficará com um total de 11 membros.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
As renúncias ocorrem em momento importante em que o conselho trabalha no processo de sucessão do presidente da companhia, Eduardo Bartolomeo, cujo mandato se encerra no fim deste ano. Ao deixar a companhia, Penido enviou carta ao presidente do conselho, com duras críticas ao processo, apontando influência política nas decisões, segundo o documento visto pela Reuters.
A Vale não informou os motivos para a saída de Inkster ao comunicar sua renúncia na véspera.
Ouça a rádio de Minas