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Construção e remodelação de ferrovias é o carro-chefe da Cotrin

A empresa mineira já executou mais de 100 projetos, bem como construiu e recuperou mais de 2 mil quilômetros de ferrovias Brasil afora
Construção e remodelação de ferrovias é o carro-chefe da Cotrin
A Cotrin tem 780 colaboradores e atua em três áreas: obras industriais, civis e ferroviárias | Crédito: Divulgação/Cotrin

Com mais de 35 anos de atuação, a mineira Cotrin já executou mais de 100 projetos, bem como construiu e recuperou mais de 2 mil quilômetros de ferrovias Brasil afora. Para isso, conta com uma infraestrutura robusta que inclui cerca de 200 equipamentos entre linha amarela, caminhões e ferroviários.

Nos últimos anos, a empresa tem acumulado crescimento robusto, feito que a gestão atribui ao desenvolvimento do próprio País. Para se ter uma ideia, apenas em 2022, o faturamento ultrapassou a casa dos R$ 120 milhões. Já para 2023, o foco não está no crescimento, mas na estruturação dos negócios.

As informações são do diretor da Cotrin, Henrique Trindade. Segundo ele, o bom desempenho dos últimos anos trouxe possibilidades de negócios, mas também desafios. “Foi necessário organizar a empresa. Passamos a focar mais em pessoas e processos, agregando muita inovação tecnológica para reforçar a operação. Não queremos ser a maior, mas a melhor”, resume.

Hoje a Cotrin possui 780 colaboradores e atua em três áreas: obras industriais, civis e ferroviárias, sendo essa última o carro-chefe, respondendo por cerca de 60% do negócio, por meio de construção e renovação e remodelação (troca de dormentes) do modal nos quatro cantos do País e também no exterior.

Não queremos ser a maior, mas a melhor, resumiu Trindade | Crédito: Fernanda Nazaré

Mas o executivo diz que essa representatividade para os negócios é cíclica e acompanha o cenário econômico nacional. As parcerias público-privadas (PPPs) que surgiram com o novo marco regulatório do setor, editado em 2021, por exemplo, é que elevaram a participação desses serviços junto à empresa. As renovações antecipadas dos contratos de concessão desses modais também.

“Além de nossos clientes já terem a obrigação perante a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) de fazer a manutenção das ferrovias, isso também é muito estratégico para eles, já que reduz o custo com a manutenção dos equipamentos e aumenta a capacidade de escoamento. Ou seja, há tanto a parte regulatória inerente à operação quanto a parte estratégica, valiosa para a produtividade”, explica.

Cotrin e as ferrovias

A história da empresa teve início em 1987, com o engenheiro mecânico Jaféte Trindade, que, depois de uma empreitada de quase três anos no Iraque, retornou ao Brasil para trabalhar nas principais obras ferroviárias. Dentre elas destacam-se a estrada de ferro de Carajás e a estrada de ferro do Aço. Em 1987, junto à esposa, criou a Construtora Trindade Ltda: Cotrin.

Atualmente, os filhos dos fundadores, Rafael e Henrique Trindade, estão à frente da empresa em uma bem-sucedida transição familiar.

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