Consultoras lançam em BH livro “Muito além do Media Training”

No dia 16 de outubro, em Belo Horizonte, as autoras Patrícia Marins e Miriam Moura, respectivamente, sócia-fundadora e consultora associada, da Oficina Consultoria, lançam sua mais recente publicação, “Muito além do Media Training, o porta-voz na era da hiperconexão”, da Editora Aberje, que tem como conteúdo principal cases de mais de 20 anos de capacitação junto a cerca de 12 mil porta-vozes. Uma jornada de formação de comunicadores eficazes. O evento acontece de 18h às 20h, no Mining Hub Mineração (rua Sergipe, 1.440 – Savassi).
Ao longo da trajetória, as duas mulheres vivenciaram uma experiência única de preparar uma maioria de homens, altos executivos ou poderosos da área pública, para uma comunicação verdadeira, mais eficiente e capaz de gerar conexão com suas audiências.
O livro discorre sobre essa experiência acumulada, incluindo técnicas e insights, além de análises e entrevistas, em 10 capítulos sobre diferentes temáticas. É um guia importante para quem quer se aprofundar no universo da comunicação.
Entre os 10 entrevistados, a publicação conta com o sociólogo internacional, especialista em Ciências da Comunicação e diretor da revista Hermès, dedicada ao estudo interdisciplinar da comunicação e sua relação com os indivíduos, Dominique Wolton, no capítulo “A Prática do Contraditório” e a juíza Andréa Pachá, em “Redes Sociais: Como se Expor sem se Expor”.
Finalizando os 10 capítulos e como um dos grandes destaques, a publicação traz o sociólogo internacional, especialista em Ciências da Comunicação e diretor da revista Hermès, dedicada ao estudo interdisciplinar da comunicação e sua relação com os indivíduos, Dominique Wolton. Em “A Prática do Contraditório”, ele aborda a confusão ocorrida no final do século 20 entre progresso tecnológico e progresso da comunicação, e cita quais seriam os caminhos hoje para separar os milagres tecnológicos das lacunas de comunicação. “O desafio é não confundir o desempenho crescente da comunicação técnica com as dificuldades da comunicação humana. Mas é isso que, por meio do respeito à diversidade cultural e da construção da coabitação cultural, pode resolver aos poucos a contradição do século 21: conviver pacificamente em um mundo aberto, onde as diferenças nunca foram tão visíveis, fortalecendo o sentimento de comunicação. É a construção da convivência cultural o maior desafio político do século 21. Combine o respeito pelas identidades culturais e referências universalistas. Apesar da superioridade da eficiência da comunicação técnica sobre a comunicação humana, rapidamente percebemos que, para além das vitórias da tecnologia, é sempre a comunicação humana que se busca.”
Concepção
O livro-projeto foi desenvolvido em uma perspectiva original, diversa e multifacetada. As autoras apresentam e discutem questões na comunicação, a partir do conhecimento e da experiência de personagens relevantes e referências de comunicadores. A publicação prepara o leitor para o conteúdo das entrevistas, com introdução, bibliografia e história, contextualizados sobre autor e tema, incluindo contraponto das abordagens e dicas práticas.
Composta por dez capítulos, a obra traz temáticas como “Comunicação é poder no mundo globalizado”, com o embaixador José Estanislau do Amaral; “A conquista do espaço na mídia”, com Charles Alcantara; “O mundo é multimídia”, com o jornalista Caio Túlio da Costa; “Desafios da pós-verdade”, com o neurocientista Miguel Nicolelis; “O papel do porta-voz”, com Miguel Jorge; “O que é notícia?”, com o juiz João Ricardo dos Santos Costa; “A construção do discurso”, com a economista Ana Paula Vescovi; “Crise: como evitar”, com João José Forni; “Redes sociais: como expor sem se expor”, com a juíza Andréa Pachá; e “A prática do contraditório”, com o sociólogo Dominique Wolton. O exemplar pode ser adquirido no site da Aberje: www.aberje.com.br/editora/.
Fique ligado
Dicas e abordagens de comunicação estratégica também são outra parte bastante prática do livro, entre elas:
- Não há informação sem um projeto de comunicação;
- Atenção não se ganha: conquista-se;
- Nanocomunicação: a máxima da pessoalidade;
- O combate à informação passa pela educação da sociedade;
- Requisitos básicos para um bom porta-voz: credibilidade, simplicidade, serenidade e objetividade;
- Fala pouco quem muito sabe;
- É importante entender o método de construção de notícias;
- Antes de preparar a mensagem, é preciso conhecer seus públicos;
- É preciso construir mensagens-chave claras, objetivas e com exemplos, dados e evidência;
- A gestão de crise começa antes de ela acontecer, com a prevenção;
- Não existe separação entre CPF e CNPJ;
- A informação é a mensagem, e a comunicação, a relação.
SERVIÇO:
Lançamento em Belo Horizonte – MG
Data: 16 de outubro de 2023
Horário: 18h às 20h
Local: Mining Hub Mineração – R. Sergipe, 1440 – Savassi
Ouça a rádio de Minas