Negócios

Consumidor brasileiro adota hábitos de consumo sustentáveis

Estudo do Mercado Livre indica que o Brasil foi o país que mais realizou buscas por itens de marcas que promovem a redução de impactos ambientais
Consumidor brasileiro adota hábitos de consumo sustentáveis
Crédito: Freepik

O consumidor brasileiro tem ficado mais consciente nos últimos tempos. Isso é o que revela estudo publicado pelo Mercado Livre, um dos maiores e-commerces nacionais, segundo o qual o Brasil foi o país que mais realizou buscas por produtos de impacto positivo, ou seja, itens de marcas que promovem a redução de impactos ambientais.

Produtos como garrafas reutilizáveis, bicicletas, leites vegetais, fraldas reutilizáveis, cápsulas de café recarregáveis e celulares recondicionados foram os mais vendidos no Brasil de abril de 2022 a março de 2023. De acordo a Fundação Getulio Vargas (FGV), a preocupação com o meio ambiente já motiva quase um terço dos consumidores (23%) a mudarem seu comportamento de consumo. Desses, 41% acreditam tratar-se de mudanças permanentes.

Buscando atender aos anseios do público brasileiro, a indústria tem se mostrado alinhada com a agenda ambiental. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a maioria das empresas industriais estão empenhadas na redução da geração de resíduos sólidos (89%) e do uso de água (83%), bem como na otimização do consumo de energia (86%).

Essa preocupação também sinaliza a construção de um ambiente de negócios mais promissor. De acordo com a pesquisa “Sustainable Investing: Resilience and Responsibility”, publicada pela multinacional de investimentos BlackRock, 94% dos investidores institucionais e 90% dos investidores de varejo estão comprometidos com a integração de fatores ambientais, sociais e de governança (ESG) em suas decisões.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Fusões e aquisições de Tecnologia, Mídia e Telecom caem 26%

O setor de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações registrou 725 fusões e aquisições em 2023, uma queda de 26% na comparação com 2022, quando foram registradas 984 transações. Ainda assim, o número mais recente das operações no setor atingiu quase metade (48%) do total de 1.505 transações realizadas no Brasil em 2023. Os dados constam na tradicional pesquisa da KPMG sobre o assunto, realizada com empresas de 43 setores da economia brasileira.

Segundo o conteúdo, em 2023, foram realizadas as quantidades a seguir de operações nos seguintes segmentos: Tecnologia da Informação (345), Empresas de Internet (299), Telecomunicações e Mídia (57), Publicidade e Editoras (24).

Segundo a pesquisa da KPMG, o Brasil registrou 1.505 fusões e aquisições de empresas em 2023, uma queda de 13% na comparação com 2022, quando foram realizadas 1.728 operações desse tipo. Apesar de 2023 ter registrado menos operações que 2022, e menos também que 2021 (1.963 transações), os números atuais são superiores a períodos anteriores: 1.117 em 2020, 1.231 em 2019, 967 em 2018, 830 em 2017, e 740 em 2016.

TIM Brasil define novo recorde das Américas

Dentro da sua estratégia de inovação e evolução constante, a TIM definiu um novo recorde de velocidade das Américas em testes do 5.5G, ao alcançar no seu laboratório no Rio de Janeiro uma velocidade de transferência de dados de 11,6 Gbps. A nova tecnologia, cujo nome definido pelo ente de padronização é 5G Advanced, é uma evolução da quinta geração de telefonia celular e permite velocidades 10 vezes maiores das velocidades atuais do 5G atual.

O desempenho recorde da operadora líder em 5G no Brasil comprovou a viabilidade de alcançar prestações extraordinárias, com um melhor e mais eficiente aproveitamento do espectro de quinta geração, provendo uma melhor experiência aos clientes e às aplicações IoT. O 5.5G suporta serviços avançados para consumidor final, como realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR) e realidade estendida (XR), bem como para aplicações IoT em todos os cenários.

Crédito: Reprodução/TIM

Diversas aplicações poderão utilizar a nova tecnologia de rede móvel para melhorar ainda mais o desempenho da rede e melhorar a experiência de serviço na conexão de pessoas, residências, coisas, veículos e indústrias. Além disso, também trará novos recursos e serviços para abrir novos espaços e oportunidades de negócios.

Serviço facilita expansão de negócios para fora do Brasil

Buscando oferecer uma plataforma completa e soluções inovadoras para o comércio eletrônico, a Cartpanda, startup de e-commerce, anuncia o Cartpanda Global, funcionalidade cujo objetivo é facilitar a expansão de negócios para fora do Brasil.

Com o novo modelo de vendas internacionais, os lojistas poderão expandir seus negócios para qualquer lugar do mundo e receber diretamente do Cartpanda Pay – um gateway de pagamento próprio com tecnologia multiadquirente da plataforma.

Atrelados à nova funcionalidade, estarão disponíveis também o Afilium, um novo aplicativo para afiliação de produtos que permitirá os lojistas de prospectar afiliados do mundo todo, além do Magika, um serviço para realizar cotação, processamento automático e gerenciamento dos produtos disponíveis.

Preço das passagens aéreas tem queda de 3,9% em 2023

O preço médio das passagens aéreas registrou queda de 3,9% em 2023, em comparação com o ano anterior, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). No ano passado, a tarifa média se situou em R$ 636,32 ante R$ 662,61 de 2022.

De acordo com a Anac, do total de bilhetes vendidos no ano passado, mais da metade (51,2%) custaram até R$ 500. Outros 41,6% corresponderam a tarifas acima de R$ 500 e abaixo de R$ 1,5 mil. Por fim, 7,2% custaram mais de R$ 1,5 mil.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas