Brasileiro compra mais e de forma menos fragmentada

Compras em maior volume têm se tornado rotina para o consumidor brasileiro, que aproveita a estabilidade dos preços e as melhorias no cenário econômico para comprar em intervalos maiores de tempo. A indicação é do levantamento Consumer Insights 2023, produzido pela Kantar, que aponta crescimento de 27% no tíquete médio e de 18% no volume de unidades, durante os períodos de abastecimento. A comparação foi feita entre janeiro e setembro deste ano com o mesmo intervalo do ano anterior.
Os carrinhos mais cheios não são exclusividade das situações de abastecimento. Mesmo em ocasiões menores, os dados mostram que há aumento nas unidades por viagem, como é o caso das compras de urgência (8%), de reposição (5%) e de proximidade (1%).
Por outro lado, a pesquisa alerta que compras maiores provocam estabilização do omnichannel. O número de canais visitados pelos compradores passou de 6,4 de janeiro a setembro de 2022 para 6,2 em igual período deste ano. Outra consequência da mudança de hábito foi a perda de penetração, que afetou todos os canais, mas, principalmente, os chamados super vizinhança, com queda de 4 pontos percentuais no período analisado.
Sobre o papel de cada canal de compra, o levantamento aponta que os consumidores brasileiros adaptam seus hábitos para cada lugar. No caso de abastecimento, por exemplo, são buscados, principalmente, atacarejos, super rede e hipermercados. Na urgência, por sua vez, os compradores optam por lojas de departamento, porta a porta e drogarias e farmácias.
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“Atualmente, o grande desafio do varejo é aumentar o aproveitamento do shopper a cada visita às lojas. Conhecer o que o consumidor busca e quando ele escolhe cada ambiente é crucial para garantir um crescimento da lealdade”, comenta a gerente de atendimento da Kantar, Juliana Kohler.
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