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Consumidores desconfiam de ações de sustentabilidade divulgadas pelas marcas

56% dos consumidores brasileiros pararam de adquirir produtos e serviços de empresas que não investem em sustentabilidade ou impactam o planeta
Consumidores desconfiam de ações de sustentabilidade divulgadas pelas marcas
Quanto mais os consumidores buscam novas soluções sustentáveis, mais eles encontram situações de greenwash | Crédito: Adobe Stock

A preocupação quanto ao greenwashing, ação de divulgação falsa sobre sustentabilidade, é alta e abrange diversos segmentos de mercado no Brasil e no mundo. O Índice do Setor de Sustentabilidade 2023, um estudo global da Kantar, revela que mais da metade dos consumidores acredita que marcas de todas as áreas não estão sendo honestas sobre suas ações de sustentabilidade.

Os setores que, segundo os entrevistados, espalham mais informações incorretas ou não críveis sobre o assunto são os de social media (60%), e produtos à base de carne (58%) e roupas e calçados (57%). No caso dos brasileiros, as áreas de carne e produtos à base de carne, skin care e fast food e restaurantes estão empatados no topo do ranking com 65% dos consumidores com percepção negativa sobre elas.

Já os segmentos com mais credibilidade nas ações de sustentabilidade perante os consumidores, na visão global, são: comida para animais de estimação (42%), produtos de higiene para bebês (46%) e cerveja, vinho e outras bebidas alcoólicas (46%).

No Brasil, os setores com as melhores avaliações nesse quesito são os de produtos de higiene para bebê e comida para animais de estimação, com 46% do público, e os segmentos de veículos híbridos e elétricos, com 43% dos consumidores brasileiros.

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Contudo, mesmo no que diz respeito a esses segmentos, cinco em cada 10 entrevistados acreditam que as empresas divulgam materiais falsos ou imprecisos sobre desenvolvimento sustentável.

Busca por soluções sustentáveis

O levantamento da Kantar ainda apontou que quanto mais os consumidores buscam novas soluções sustentáveis, mais eles encontram situações de greenwashing. Com isso, 50% das pessoas reduziram seu consumo ou deixaram de comprar os produtos e serviços de negócios que podem impactar negativamente o meio ambiente ou a sociedade. Por outro lado, 63% dos entrevistados estão em busca de marcas que atuam ativamente em atividades de sustentabilidade ou estão abertas à mudança.

Entre os brasileiros, 56% disseram que pararam de adquirir produtos e serviços de empresas que não investem em sustentabilidade ou impactam o planeta. Além disso, 77% acreditam que os negócios possuem a responsabilidade de tornar a sociedade mais justa, e 67% defendem que as marcas devem se responsabilizar e resolver os problemas climáticos e sociais.

De acordo com o Índice do Setor de Sustentabilidade 2023, aqueles que são mais afetados pelas questões ambientais sentem mais o descaso e as mentiras das empresas, abalando a confiança dos clientes. Portanto, é essencial que as instituições sejam honestas em suas campanhas e mudanças, para gerar mais credibilidade e promover integridade, inclusão e identificação.

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