Na onda do consumo saudável, mineira cria xaropes de chá para drinks

A produtora de chá mineira Regina Sugayama desenvolveu um novo conceito para drinks ao produzir cordiais – um tipo de xarope para bebidas – feitos a partir de blends de chá. O produto, batizado de Bombix, é resultado de uma parceria entre a produtora de chás e o mixologista Davi Garcia e será lançado oficialmente na Expocachaça 2025, que ocorre entre os dias 7 e 9 de agosto, no CenterMinas Expo, em Belo Horizonte.
Segundo a produtora, a ideia surgiu durante uma feira internacional de chás nos Estados Unidos, onde participou de um curso sobre o uso da bebida em coquetéis. De volta a Minas Gerais, ela adaptou os conhecimentos à produção local. “Já fazíamos blends para infusão em água. Com o Davi, transformamos esses sabores em cordiais”, explica.
O cordial é um xarope acidificado usado na coquetelaria, geralmente produzido com ingredientes artificiais. A proposta da Bombix é oferecer uma alternativa natural e funcional: os xaropes preservam os antioxidantes, os aromas e os corantes presentes nas plantas, resultando em um ingrediente versátil, tanto para drinks alcoólicos quanto para refrigerantes artesanais.
Para o mixologista Davi Garcia, a iniciativa amplia as possibilidades sensoriais da coquetelaria: “O chá é tão diverso quanto as frutas e os destilados. O cordial permite popularizar esse ingrediente e criar experiências novas, sem complicação”, comenta.

Na Expocachaça 2025, Regina Sugayama vai apresentar drinks autorais que misturam os produtos com bebidas destiladas de produtores mineiros. “Vamos preparar os drinques misturando os cordiais com quatro cachaças, gin e uísque, todos de produtores parceiros de Minas Gerais. Finalizando com as geleias como guarnição. Afinal de contas, a gente tem que permanecer sempre fiel às nossas origens”, comenta.
Veja o cardápio de drinks
1. CHAI-ME-QUER
- Cordial: chá preto com especiarias indianas
- Destilado: cachaça bálsamo Bem-Me-Quer
- Guarnição: geleia de tamarindo com cardamomo (Deli Chat)
2. DAMA DA TARDE
- Cordial: chá verde com abacaxi e maçã
- Destilado: cachaça branca Dama da Noite
- Guarnição: geleia de maracujá com manga (Deli Chat)
3. CACAO LAMAS
- Cordial: cacau com cumaru
- Destilado: uísque Canen da Lamas Destilaria
- Guarnição: geleia de abacaxi com pimenta (Deli Chat)
4. ZUUR BERRYBISCUS
- Cordial: hibisco com hortelã e capim-limão
- Destilado: Zuur Gin
- Guarnição: geleia de framboesa com limão-siciliano (Deli Chat)
Tendência de consumo mais saudável
Regina Sugayama também aposta no uso dos cordiais como base para drinks com baixo ou nenhum teor alcoólico. A mistura com água com gás, por exemplo, permite transformar o cordial em soda natural. “É uma tendência que tem crescido, principalmente entre os mais jovens. A geração atual busca bem-estar e mais consciência no consumo”, diz.
Esta é a 5ª participação da empreendedora na Expocachaça. Em edições anteriores ela já apresentou desde cupcakes com cachaça até o lançamento de sua linha de chás e as geleias artesanais que deram origem à marca Deli Chat.
Ouça a rádio de Minas