Contrabando trava mercado no Brasil

10 de dezembro de 2019 às 0h04

img
A área de telecomunicações no País deve fechar o ano com crescimento de 6% - Crédito: MARCELLO CASAL JR

São Paulo – A invasão de telefones celulares chineses que entram no Brasil via Paraguai foi um dos fatores que deixaram o mercado de smartphones no País estagnado em 2019.

Também contribuiu para essa estabilidade o fato de os brasileiros estarem esperando mais para trocar de telefone.

E quem está mudando de aparelho tem optado por aqueles de maior valor e tecnologia, o que fez com que o setor vendesse menos, mas faturasse mais neste ano, segundo dados da Abinee (associação da indústria eletroeletrônica).

O crescimento do chamado mercado cinza é estimado em 500% em relação a 2018. O Paraguai, que tem 6 milhões de habitantes, já importou 8 milhões de aparelhos neste ano – metade teve como destino final o Brasil.

O mercado formal de smartphones, por outro lado, encolheu 7% em 2018 e ficou praticamente estável neste ano, com acréscimo de apenas 200 mil em um universo de 44,7 milhões de unidades.

O número de celulares tradicionais (aqueles que não são smartphones), que vinha caindo, subiu 23% em 2019 e representou 5% do mercado oficial.

O diretor da área de dispositivos móveis da Abinee, Luiz Claudio Carneiro, diz que os celulares que entram irregularmente no País são aparelhos de marcas conhecidas e alta tecnologia e 40% mais baratos, mas podem apresentar problemas de funcionamento em algumas redes 4G.

“Esses fabricantes não têm a carga tributária e regulatória dos fabricantes nacionais. Uma dessas marcas domina mais de 60% dos telefones contrabandeados”, afirma.

A área de telecomunicações, da qual fazem parte dos celulares, deve fechar o ano com crescimento de 6% neste ano, e a expectativa é de avanço de 9% no próximo, diz a Abinee.

É um dos melhores desempenhos esperados dentro do setor eletroeletrônico, que cresceu 5% neste ano e deve se expandir 8% no próximo em termos de receita. Descontada a inflação setorial, os resultados representam estagnação em 2019 e avanço de 4% em 2020.

A produção também ficou estável neste ano. Houve aumento de 1% no nível de emprego e do uso da capacidade instalada de 74% para 75%. A estabilidade de faturamento e produção vem após dois anos de crescimento.

“O momento ainda é difícil, mas as expectativas são boas. No próximo ano, a gente deve ter o início da retomada do setor industrial”, disse o presidente da Abinee, Humberto Barbato.

Segundo ele, há investimentos represados em razão, por exemplo, da indefinição da nova lei de informática, que a associação espera ver aprovada na próxima semana, para ser sancionada ainda neste ano. (Folhapress)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail