Convex inaugura operação em Minas no formato loja

A meta é somar 10 unidades em 2022 e transformar Minas Gerais no segundo estado mais importante dentro da rede Convex Brasil. A marca de indústria e comércio de joias em aço, prata e prata revestida em ouro, surgiu em São José do Rio Preto (SP) há mais de 30 anos.
Para que o objetivo seja alcançado, a rede que conta hoje com mais de 60 quiosques espalhados pelo Brasil, lança em Minas Gerais o seu formato loja, com investimento médio de R$ 260 mil. A primeira unidade fica no Shopping Contagem, na cidade de mesmo nome, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Além da loja, a marca tem mais um quiosque em Contagem, no Itaú Power Shopping, e outro na Capital – no Shopping Estação BH, na região de Venda Nova, ambos recém-inaugurados. Existe, ainda, mais um quiosque comercializado para Belo Horizonte à procura de um bom ponto. O investimento médio para abertura de um quiosque é de R$ 153 mil.
De acordo com o executivo responsável por franquias da Convex Brasil, Claudinei Parro, cidades com mais de 100 mil habitantes são o principal alvo da companhia.
“Pelo tamanho da economia e o número de municípios, acreditamos que Minas Gerais terá mais unidades que o Rio de Janeiro, sendo o segundo território para a Convex Brasil. Já estamos com negociações avançadas em Uberlândia e Uberaba (Triângulo Mineiro), onde deverão ser nossas próximas inaugurações”, anuncia Parro.
A decisão está ancorada nos bons números do franchising no Estado. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2020, Minas Gerais faturou mais de R$ 13 bilhões, sendo responsável pelo terceiro maior faturamento do setor em todo o Brasil. No ano passado, o Estado contava com quase 14 mil franquias. Ainda segundo a ABF, o segmento de moda, no qual a Convex Brasil está inserida, apresentou um aumento de 11,3% no número de unidades no 3º trimestre deste ano.
“É certo que enfrentamos no Brasil e no mundo uma crise inédita e que não trabalhamos com um item de primeira necessidade, mas sabemos que o desejo de comprar é humano e que todo mundo gosta de se embelezar. Então, para enfrentar a crise, melhoramos nossos processos, lançamos novos produtos e investimos em lançamentos mais acessíveis. Hoje temos joias com preço de bijuteria. Só este ano foram lançados mais de 600 itens”, explica.
A vantagem do quiosque é, além do menor investimento, a rapidez da instalação. Sem a necessidade de obra e desenhado dentro dos padrões exigidos pelos malls, a montagem do espaço pode ser realizada em 24 horas após terminados os trâmites legais. Neste formato são necessárias três pessoas. Normalmente trabalham o franqueado e mais duas ou um casal de franqueados e mais uma.
“Esse é um modelo com administração enxuta e é muito procurado por quem está começando a empreender ou tem um capital reduzido. Já temos conosco a figura do multifranqueado – aquele que administra várias unidades. Em Minas, o franqueado da loja já tinha um quiosque antes”.
As joias Convex Brasil são desenvolvidas com tecnologia avançada, sendo hipoalergênicas, unindo tendências atuais com modelos tradicionais. A rede possui um portfólio extenso, com joias produzidas em aço 316L, prata 925 e prata revestida em ouro 18K, além das tradicionais alianças de ouro 10K e ouro 18K. São mais de quatro mil itens.
As peças são produzidas em diferentes unidades fabris e reunidas nos centros de distribuição, onde passam pelo controle de qualidade e são embaladas e remetidas para as unidades de varejo. Alguns modelos podem ser encomendados e também personalizados. A empresa cresceu 12% em 2021 na comparação com 2020.
“Existe toda uma engenharia logística para que as peças cheguem com qualidade e dentro do prazo para todos os franqueados. Não é um processo fácil, já que as peças de aço e prata precisam ser produzidas em unidades fabris diferentes, mas tem dado certo, permitindo que o nosso planejamento para 2022 seja continuar acelerando”, completa o executivo.
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