A Unicred Aliança criou um modelo de cooperativa baseado em um conceito de comunidade que vai além de um local, abrangendo a história, a cultura, as pessoas, os lugares e as empresas que a compõem.
Esse modelo de negócio tem o cooperado como peça central e a atuação dos profissionais é no intuito de fortalecer a relação entre a instituição e os associados, permitindo escutá-los com atenção, conhecer bem suas necessidades.
PUBLICIDADE
Para o gestor comercial da Unicred Aliança, Luis Menegazzo, a maior proximidade com o associado gera um sentimento de pertencimento. Ele ressalta que a principal característica dessa relação mais próxima é a confiança mútua, o atendimento personalizado e a maior flexibilidade. Os resultados dessa proximidade é um crescimento anual em percentuais acima da média do mercado financeiro.
“Aqui ele é dono do negócio, participa, tem voz e voto, decide o destino, uma vez que a cooperativa é dirigida e controlada pelos cooperados. Outro aspecto importante é o fato de que 100% dos nossos recursos são investidos nas comunidades onde atuamos e os resultados são revertidos para os próprios associados”, reforça.
De acordo com Menegazzo todo gerente deve ser um bom administrador, conhecer bem os produtos, serviços e processos da instituição que representa, ter boa comunicação, controle emocional, lidar bem com pressão e manter-se atualizado.
“O gerente, além de demonstrar para o associado que ele é importante e que está acompanhando de perto tudo o que diz respeito a sua vida financeira, precisa estar pronto para apresentar, com agilidade, alternativas de solução para as demandas relacionadas a sua área de atuação”, explica.
PUBLICIDADE
A relação com o cooperado está no propósito da Unicred Aliança, reconhecendo os associados como principal valor.
“Todo nosso portifólio de produtos é desenvolvido para atender às suas necessidades, independentemente de seu poder aquisitivo. Em alguns casos, temos soluções que banco nenhum oferece, além de taxas mais baixas no sistema de cooperativas de crédito já é realidade consolidada”, conclui Menegazzo.