Copa antecipa produção de panetones da Bauducco

Se a maioria das pessoas e das empresas conta o tempo em “primaveras”, a Bauducco conta, literalmente, em natais e comemora, em 2022, o 70º aniversário. Acostumada em lançar muitas novidades nessa época do ano, a líder no segmento de panetones no Brasil reforçou a estratégia para atender a um público que, empolgado com a Copa do Mundo Fifa, está antecipando as compras.
De acordo com a gerente-executiva de Marketing da Bauducco, Juliana Corá, o portfólio completo da empresa representa bem a diversificação do público consumidor e a criação de novos momentos de consumo, que fortalecem a categoria e ampliam a presença da marca.
“O Natal é uma das datas mais aguardadas pelos consumidores. Neste ano, diferentemente dos outros, teremos uma atenção voltada também para o futebol. Por isso, inovamos e criamos edições especiais dos nossos produtos. Pela primeira vez a marca Bauducco mudou de cor para homenagear a seleção e os torcedores. Como antecipamos os panetones recheados, isso permite que eles entrem no cardápio como uma sobremesa, por exemplo. Como inovação, temos o panetone salgado. Também o minipanetone, que permite a ‘snackerização’ do produto, nos conectando com as novas gerações. Além disso, reforçamos as linhas tradicionais, mostrando que a Bauducco traz opções para todos os bolsos, gostos e ótimas para presentear”, explica Juliana Corá.
A campanha estendida de Natal, que já englobava a Black Friday – realizada no fim de novembro -, é uma oportunidade da marca se conectar ainda mais com diferentes perfis de consumidores, divulgando também as demais categorias produzidas pela indústria: biscoitos e padaria.

Seja através da rede própria de varejo – a Casa Bauducco -, dos varejistas multimarcas ou do e-commerce, o panetone é o carro-chefe para entrada em novos mercados e foi fundamental para a empresa mantivesse o desempenho durante os dois últimos anos marcados pela pandemia e as políticas de distanciamento social.
Levando-se em consideração apenas a rede própria, são 120 unidades espalhadas pelo País. A Casa Bauducco está presente em 15 estados brasileiros: Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Distrito Federal, Mato Grosso, Paraná, Ceará, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.
“O início da pandemia foi assustador para todos, mas foi ali que tivemos certeza de que a nossa agilidade e ter sempre frentes de negócios abertas nos permitem reagir com velocidade e assertividade. O panetone carrega muitos valores como aconchego e família e tem um apelo de indulgência, então, durante esse período tão duro as pessoas recorreram aos nossos produtos como uma forma também de se sentirem melhor”, avalia.
O esforço de venda nessa época inclui uma preparação que só existe no Brasil. São montadas estruturas especiais dentro dos pontos de venda com pórticos e outras ações e ativações como a tematização dos pontos de venda e o trenzinho da Bauducco, um espaço para crianças (e adultos) tirarem fotos.
“O nosso jeito de expor é muito único no Brasil. As estruturas são grandes. O panetone é um produto sazonal que não tem um espaço típico dentro do supermercado. Ele gera um consumo de oportunidade e, portanto, tem que ser percebido muito rapidamente pelo consumidor. Além disso, temos as blitzes de Natal com a operação ‘celofane’. Todo o nosso time vai para os pontos de venda na véspera do Natal fazer os embrulhos de presente para os panetones e as pessoas costumam gostar muito dessa interação”.

Hoje a Bauducco atende mais de 180 mil pontos de vendas no Brasil e exporta os seus produtos para mais de 50 países, a exemplo de Japão, Austrália, Espanha, Canadá e Angola, marcando presença em todos os continentes. Na América Latina, já se consolidou nos mercados da Argentina, Peru, Paraguai, Chile, Colômbia, Bolívia e Uruguai, e registra considerável crescimento na região. São cinco unidades fabris, sendo: duas em Guarulhos (SP), uma em Rio Largo (AL), uma em Extrema, no Sul de Minas e outra em Miami (EUA), inaugurada em 2018.
Além de abrigar uma das fábricas, Minas Gerais está entre os cinco principais mercados da Bauducco.
“Fazemos um trabalho para entender as especificidades da região. O Estado está no nosso ‘top five’, falando principalmente de Natal. É também muito forte muito forte na categoria pão e cresce sempre dois dígitos. Trabalhamos muito com influenciadores regionais para falar com o consumidor do jeito que ele está acostumado. A construção desse relacionamento, que é sempre tão afetivo entre a marca Bauducco e as pessoas, não pode ser impositiva e nem acontece do dia para a noite. Tem o cuidado com o produto e o cuidado com as pessoas para garantir a longevidade de uma marca como essa”, conclui a gerente-executiva de Marketing da Bauducco.
Ouça a rádio de Minas