Correios lança pacote de serviços para atender demanda de MPEs e MEIs

7 de maio de 2020 às 0h14

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Levar o varejo do mundo físico para o virtual é uma das apostas dos Correios na crise | Crédito: Fernando Frazão / Agência Brasil

O isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus transformou radicalmente o varejo em todo o mundo. A política de só deixar de portas abertas os serviços essenciais – mesmos esses de forma controlada -, levou empreendedores de todos os perfis, setores e portes a digitalizarem seus negócios quase que instantaneamente.

Levar o varejo do mundo físico para o virtual é uma tarefa que exige tempo e planejamento, duas coisas que praticamente não existem em meio ao caos gerado pela maior crise sanitária global dos últimos 100 anos. No caso dos microempreendedores isso é ainda mais complicado. Sem estrutura e, muitas vezes sem conhecimento e sem fluxo de caixa, eles se viram obrigados a adotar a web como único canal de vendas.

Penando nesse público os Correios – maior player logístico do País – lançaram um pacote de serviços, o AproxiME. O objetivo é atender micro e pequenos empreendedores (MPEs) e microempreendedores individuais (MEIs).

De acordo com a gerente de Clientes, Luciana Klein, em live realizada pela empresa, a iniciativa é um pacote de soluções para ajudar comerciantes que precisam mudar a matriz do seu negócio e dar os primeiros passos no e-commerce.

“Neste período de pandemia, mesmo os pacotes de maior volume não têm contrapartida de cota mínima contratual. E, à medida que o volume de encomendas aumenta, o cliente tem acesso a novos pacotes de benefícios”, destacou Luciana Klein.

Alguns dos pontos principais do pacote são:

Contrato fácil: conveniência para contratação dos serviços dos Correios via internet, usando o CNPJ. Ao se tornar parceiro dos Correios, o cliente também obtém descontos e prazo maior para pagar;

Facilidade de pagamento: concessão de crédito para pagamentos mensais ou quinzenais;

Suporte tecnológico: orientação sobre sistemas e ferramentas dos Correios disponíveis para postagem de objetos;

Divulgação da marca: micro e pequenas empresas e empresários individuais que fizerem contrato com os Correios poderão aumentar a visibilidade da sua marca, divulgando-a no site dos Correios, visitado por milhões de pessoas diariamente;

Coleta gratuita de encomendas: solução para clientes de contrato neste momento de pandemia, facilitando o dia a dia das empresas e trazendo comodidade e segurança. Pedidos feitos até as 9h são coletados e postados no mesmo dia;

Correios Log+: solução completa de logística para o comércio eletrônico, da coleta, conferência e armazenagem até a entrega e logística reversa, barateando custos logísticos;

Entrega no vizinho: solução para quando o destinatário não estiver em casa, com recebimento pelo vizinho. Trata-se de serviço permanente;

Clique e retire: solução para retirar encomendas nas agências dos Correios. Disponível para os serviços Sedex e PAC, sem custo adicional, é uma opção para destinatários que não podem receber encomendas no seu endereço residencial.

Segundo a chefe do departamento de Inteligência de Mercado, Paula Guinatti, o contrato pode ser fechado no ambiente virtual, sem a necessidade do empreendedor se dirigir `a uma agência.

A intenção do pacote é também deixar esses empreendedores preparados para um futuro que já aponta no pós-crise, com o comércio on-line muito mais importante do que era até antes do aparecimento do novo coronavírus. No Brasil, o e-commerce era responsável apenas por 5% das transações de varejo.

“As pessoas que estão em casa e se aventuraram a comprar, pela primeira vez, itens de primeira necessidade em supermercados, agora já começam a comprar outros itens, como livros, eletrônicos e até roupas e calçados”. Portanto há muito espaço para as pequenas empresas crescerem nesse ambiente. Para isso, porém, elas precisam estar prontas e nós podemos ser um aliado importante nesse processo, afirmou Paula Guinatti.

Camponesa vai vender através de aplicativo

Os consumidores das marcas Embaré e Camponesa agora podem fazer compras dos produtos por meio do novo aplicativo “Sou Camponesa”. O lançamento da ferramenta vem, exatamente, no momento em que o brasileiro mais precisa de iniciativas que facilitem sua vida devido ao período de isolamento contra o Covid-19.

“O mercado está em constante evolução e apresentando novas demandas e oportunidades. Estamos sempre escutando as necessidades dos nossos clientes e o momento atual destaca a necessidade de um consumo mais seguro e prático. O investimento em uma plataforma de e-commerce é, portanto, o caminho natural para responder a esses anseios”, explica o diretor de Marketing da Embaré, Martim Ibrahim Bernadara, destacando que a criação de uma plataforma deste tipo, no atual momento de crise, é uma tendência que se destaca no mercado.

Com uma comunicação customizada e pensada no usuário, o aplicativo é gratuito e pode ser encontrado para download para usuários de Android e iOS nas lojas de aplicativos. A novidade tem como objetivos: tornar o dia a dia dos usuários mais prático, sem a necessidade de sair de casa; oferecer uma opção de compras on-line sem filas e sem a necessidade de carregar sacolas e caixas de leite; e trazer mais comodidade e segurança, com entrega na porta de casa.

“Além disso, o App Sou Camponesa premia o cliente com pontos para que ele acumule e troque por prêmios, transformando a compra em uma experiência de ganha-ganha, mais rentável para o consumidor”, completa Martim.

Os produtos que podem ser encontrados na loja virtual hoje são: a linha de lácteos da Camponesa – leite UHT tradicional e zero lactose nas versões desnatado, semidesnatado e integral; creme de leite; doce de leite; leite condensado; leite em pó; manteiga; requeijão; bebida láctea Embaré Kids; o queijo fresco (1º queijo de caixinha do Brasil) e linha Camponesa Profissional. Além dos tradicionais caramelos da Embaré, nas opções leite, leite/chocolate, chocolate, chocolate com laranja, toffees e muito mais.

A companhia está com um projeto de distribuição direta para suas áreas de atuação. O piloto acontecerá em Belo Horizonte, onde está alocada uma de suas sedes. A ideia é que essa frente se estenda para outras regiões do Brasil. Enquanto isso, os usuários de outras cidades poderão adquirir os produtos e recebê-los pelos Correios.

Vantagens ao consumidor – O aplicativo vai além de uma simples plataforma de vendas. Ela oferece mais vantagens ao consumidor que adquirir produtos da marca Camponesa ou Embaré diretamente no app, como promoções exclusivas e um sistema de acúmulo de pontos e troca por prêmios, sem qualquer custo adicional.

Como promoção de lançamento do aplicativo Sou Camponesa, a empresa está dando um cupom de R$10 de desconto na primeira compra dentro do app.

A Embaré afirma, ainda, que novas funcionalidades estão sendo desenvolvidas para a ferramenta, ainda para este ano. O objetivo é aprimorar cada vez mais o aplicativo a partir da experiência do usuário.

“Não queremos criar somente uma plataforma de e-commerce. O objetivo é nos aproximar de nossos consumidores, garantindo a eles uma experiência única, inovadora e sempre em evolução. A transformação digital, por si só, de nada serve se não for para servir às pessoas. Temos certeza de que vamos sair dessa muito melhores, com estruturas mais eficientes e com uma consciência bem maior, de que já era hora de mudar”, conclui o diretor de Marketing. (Da Redação)

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