Mineira CostaFoods Brasil adquire unidade de processamento de pescado em Araguari
A indústria alimentícia mineira CostaFoods Brasil acaba de adquirir a unidade industrial de processamento de pescado DB Lemes Pereira. A operação, instalada no Distrito Industrial de Araguari, no Triângulo Mineiro, será a primeira do grupo neste segmento e promete ampliar a base industrial da empresa.
A operação está alinhada à estratégia de expansão industrial e diversificação das operações produtivas e do portfólio da empresa, que planeja triplicar de tamanho até 2033, atingindo faturamento anual de R$ 4,5 bilhões. Ela também contribuirá para o aumento da previsibilidade produtiva.
O CEO da CostaFoods, Antônio Carlos Costa, destaca que essa aquisição está alinhada à estratégia de crescimento estruturado no mercado. “O movimento amplia nossa base industrial, fortalece a eficiência operacional e contribui para a construção de uma plataforma produtiva mais diversificada, sempre com foco em disciplina, governança e visão de longo prazo”, afirma.
A unidade fabril DB Lemes Pereira atua no processamento industrial de pescado e derivados. Após a aquisição, ela passa a integrar a estrutura operacional da companhia, ampliando a base industrial da empresa em um segmento complementar ao portfólio atual.
- Leia também: Costa Foods Brasil, antiga Avivar, planeja triplicar de tamanho e faturamento de R$ 4,5 bilhões
Expansão tem foco em eficiência e integração produtiva
De acordo com a CostaFoods, o primeiro produto previsto para a unidade será o Filé de Tilápia, que passa a ser comercializado sob a marca Belavida, unidade de produtos saudáveis e naturais do grupo.
Entre as principais vantagens dessa aquisição está a redução da dependência de terceiros para o processamento nesse segmento. Além disso, a operação permitirá maior controle dos fluxos industriais, com potencial de ganhos operacionais decorrentes de escala, padronização de processos e integração gradual às diretrizes da companhia do setor alimentício.
O processo de integração da unidade industrial ao portfólio da empresa será conduzido de forma planejada e gradual. A companhia esclarece que o procedimento seguirá critérios de governança, conformidade regulatória, segurança operacional e alinhamento de processos. O objetivo é assegurar a continuidade das atividades e a condução adequada da transição organizacional.
Essa operação faz com que a CostaFoods Brasil reforce sua estratégia de expansão industrial de forma responsável, mantendo o foco na solidez operacional, na gestão de riscos e na sustentabilidade do crescimento ao longo do tempo.
Nova marca institucional
No segundo semestre de 2025, a empresa lançou sua nova marca institucional e corporativa, alterando o nome da empresa de Avivar Alimentos para CostaFoods Brasil. O objetivo da empresa é solucionar alguns problemas envolvendo a comunicação com diferentes públicos. No entanto, a marca Avivar seguirá ativa com atuação voltada para o segmento comercial.
Ouça a rádio de Minas